Optimização em Motores de Busca

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

A presença online é essencial para viabilizar ou concretizar uma startup. Essa necessidade da vertente online resulta não apenas da sua componente técnica, isto é, de ser uma empresa cuja atividade se faz – ou só existe – na Internet, mas também de estratégias de venda ou para agregar valor a negócios com existência física. 

O SEO é o conjunto de ações e ferramentas para que um motor de busca faça a seleção de um conteúdo e o apresente numa ordem que o valorize. Porém, o motor de busca foi criado para fazer o trabalho de recolha de informação pesquisada pelos seus utilizadores, mas sobretudo para ganhar dinheiro com isso. 

Não podemos esquecer que os motores de busca também têm o seu modelo de negócio, que é baseado na venda de publicidade – e para vender publicidade têm de oferecer um serviço que os distinga dos outros motores de busca concorrentes – por forma a levar os anunciantes a preferir o seu serviço em vez de outros. 

DEFINA A ESTRATÉGIA 

Aquilo que o seu site pretende divulgar, tem de estar construído de forma a satisfazer o utilizador do motor de busca. Ou seja, o conteúdo tem de estar de acordo com os critérios do motor de busca, que por sua vez escolhe e apresenta os conteúdos consoante as preferências dos seus utilizadores. 

Assim, antes de construir a sua página e produzir conteúdos, deverá ter em conta se estes são adequados ao que os utilizadores procuram, e se o conteúdo é legível para os motores de busca. Esta regra é válida para todos os sites internet, quer seja de uma loja online, um site institucional, ou de um blog de empresa. 

Há diversas ferramentas para otimizar o seu site ou “enganar” motores de busca. Umas terão mais ou menos sucesso. Naturalmente que cada motor de busca organiza e apresenta os resultados da sua pesquisa de acordo com um algoritmo, cuja composição é confidencial e periodicamente revista e alterada.  

Ainda assim, sabe-se quais são os principais critérios (são as próprias empresas que gerem motores de busca de têm interesse em divulgar alguns desses requisitos) e por isso é fácil encontrar no mercado, livros, cursos ou softwares que ajudam a melhorar os sites. Se é certo que nenhum deles dá a conhecer, com exatidão, os algoritmos dos motores de busca mais populares, não deixam de ser uma boa opção para quem quer aprender mais sobre otimização de sites.  

 ANTES DE COMEÇAR 

Porém, antes de começar a trabalhar a otimização do seu site, há que ter em conta algumas regras que devem ser postam em prática antes de se focar no SEO. 

Assim, antes de começar tem de saber:

  • O que pretende comunicar; 
  • A quem interessa; 
  • O que pretende que façam. 

Ou seja, em primeiro lugar tem de definir o que está a fazer, ou pretende comunicar, e de que forma isso impacta nas pesquisas sobre esse tema.  

Só depois de identificar o seu público-alvo, num determinado motor de busca, é que deve escolher a estratégia. E a estratégia está relacionada com as escolhas ao nível do produto e conforme o setor.  

Por exemplo, se a sua empresa trabalha em marketing, a sua mensagem pode ser sobre “Marketing”, mas também pode ser sobre “Marketing Digital” ou “Consultoria de Marketing”.  

Em qualquer dos casos deverá ter um conteúdo diferente para cada categoria, para que o motor de busca possa diferenciar a sua mensagem específica de outras generalistas. Se não o fizer, o motor de busca acabará por remeter o seu conteúdo para o fim da lista. 

Assim, antes de começar a investir no online, responda a estas questões: 

  • Que produto tem? 
  • Quem o vai comprar? 
  • Onde o vai comprar? 
  • Que estratégia vai usar? 
  • Que canais vão utilizar (redes sociais; motores de busca; blogues, etc.)?  

Depois de encontrar estas respostas, procure as palavras-chave que estão relacionadas com o produto e coloque-as nos conteúdos da sua página.  

Resista à tentação de encher as suas páginas de palavras-chave, ou conteúdos irrelevantes. Não só os motores de busca têm ferramentas que identificam – e penalizam – os truques para múltiplas indexações, como os utilizadores, vão rejeitar o seu site.  

O melhor caminho é traduzir a sua oferta de produtos ou serviços de forma clara para ser lida pelo utilizador do motor de busca, e dessa forma ser também valorizado pelos critérios de seleção do motor de busca.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

18 + 8 =