Os 6 melhores recursos online para identificar tendências úteis ao seu negócio

Identificar tendências
Foto: Pixabay

Da moda ao design, passando pela tecnologia, a psicologia e os negócios, muitas são as áreas sobre as quais os analistas se estão a debruçar em todo o mundo para identificar tendências relevantes para o desenvolvimento de produtos, técnicas, materiais, processos e ideias capazes de criar cada vez mais e melhor inovação nas empresas.

Uma tendência é um novo comportamento, atitude ou expectativa que surge no mercado. Enquanto a pesquisa de mercado olha para trás, as tendências analisam o que está a acontecer agora e o que acontecerá no futuro. No fundo, elas funcionam como uma espécie de marcador que sublinha pistas importantes entre a infindável informação que constitui o mercado.

É sobre estas pistas que as empresas se estão a debruçar, com vista a diminuir o risco e a potenciar as boas decisões estratégicas. Da mesma forma, também os pequenos empreendedores se devem habituar a sair da ‘bolha’ e ligar-se ao mundo através da observação de tendências. As tendências que aparecem num contexto global podem ser trazidas e adaptadas para mercados locais com vantagens para os empreendedores. Se a sua empresa (ainda) não tem uma pessoa responsável pela inovação, assuma essa responsabilidade. Seja qual for o setor em que opera, inovar é imprescindível para obter vantagem competitiva face aos seus concorrentes e nunca se deixar ultrapassar.

 

As tendências que aparecem num contexto global podem ser trazidas e adaptadas para mercados locais com vantagens para os empreendedores

O problema é que com todas as tarefas diárias que têm de ser cumpridas, os empreendedores por vezes adiam o planeamento estratégico e o pensamento a longo prazo. Analisar tendências é uma forma de criar distanciamento relativamente à gestão do dia a dia e potenciar o tipo de pensamento criativo gerador de insights preciosos para o desenvolvimento de um negócio.

Ok, talvez nem todos tenhamos tempo para andar por aí a meter o nariz no que se passa no mundo, mas existem online diversos recursos que podem ser aproveitados para identificar as principais tendências que estão em marcha. No entanto, é preciso ter em mente que usar estes recursos apenas como fonte de informação ou para satisfazer curiosidade não terá grande impacto nos resultados da sua empresa. Pelo contrário, vai consumir tempo precioso.

Para que tenha um efeito significativo na capacidade de inovação da sua empresa, a informação fornecida pelos identificadores de tendências deve ser cruzada com um profundo conhecimento do seu cliente. Esta sim, é uma prática corrente dos inovadores de sucesso. No fundo, trata-se de perceber o que o cliente vai precisar/desejar, antes mesmo de ele sentir essa necessidade. Depois, é preciso agir em conformidade, implementando a inovação em tempo útil.

Claro que há sempre um fator de risco envolvido nesta prática, porque é impossível prever os resultados da inovação. No entanto, inovar com base em tendências tende a ser mais seguro do que fazê-lo sem usar esse recurso, e a hipótese de não inovar, no mundo de rápida mudança em que vivemos, equivale quase sempre a deixar morrer o projeto.

Ao analisar tendências, existe ainda o risco de se perder no meio de um inesgotável fluxo de informação. Aqui, seleccionar é a chave. Para além das especificidades de cada negócio, há alguns aspectos gerais que pode ter em conta:

  • as plataformas tecnológicas que estão a ter sucesso;
  • os produtos que se estão a vender;
  • as empresas que estão a ser adquiridas por grandes grupos;
  • os vídeos que se tornam virais;
  • o que estão a fazer as maiores/melhores empresas internacionais com negócios na sua área;
  • o que estão a fazer os seus concorrentes;
  • As tendências de outras áreas de negócio que podem vir a aplicar-se na sua.

Convencido quanto à importância das tendências? Então explore a nossa seleção de recursos online e comece já a inovar:

  • Trendhunter – Uma enorme coleção de ideias inovadoras diariamente renovada, com uma secção específica de negócios que vale a pena explorar;
  • Trendsactions – Um site que segue as aquisições feitas pela Google, Microsoft e Yahoo, fornecendo pistas sobre as categorias de negócio que vão estar em alta;
  • SmallBizDaily – Tendências dos mais diversos campos, e uma prática newsletter para subscrever;
  • Trendwatching – Uma ferramenta para transformar as tendências identificadas em inovação concretizável;
  • Trendspotters – Histórias de sucesso sobre identificação de tendências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

five × 5 =