Os Desafios para o Comércio Têxtil na União Europeia

logótipo da Start Europe
Foto: Start Europe

Debater os desafios do setor Têxtil português no contexto europeu é a proposta para o workshop “Comércio Têxtil na União Europeia: Qual a diferença entre o comércio com países não pertencentes à UE?”, organizado pela Start Europe e o diário digital Empreendedor Media, com o apoio da Associação de Jovens Empresários da União Europeia – JEUNE.

O evento que vai decorrer nas instalações da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, em Guimarães, no próximo dia 26 de setembro, pelas 13:30h, pretende analisar a complexidade do comércio têxtil nas trocas intracomunitárias e as exportações para fora da Europa.

Pensar o Comércio Global para tornar as empresas mais competitivas

“Urge pensar o comércio global neste fim de década, olhar o mundo com novos olhos, compreender as mudanças em curso e como atuar perante a nova realidade. O sucesso da indústria portuguesa disso depende, trate-se de empresas competitivas e de grande dimensão, ou novos negócios que ensaiam os primeiros passos”, explica Maria da Graça Guedes, Coordenadora do workshop e docente da Universidade do Minho e Diretora dos Cursos de Licenciatura e Mestrado nas áreas de Design e Marketing de Moda.

 “A atual guerra comercial, a par das mudanças relacionadas com nova Revolução Industrial, vem confrontar o setor com desafios sem precedentes. É, por isso, urgente discutir com quem lida com os labirintos do comércio internacional no dia-a-dia, como as Associações setoriais, empresas e empreendedores e, desse modo aprofundar Realidades, legais e informais, assim como os desafios e imperativos que estão em debate”, destaca Maria da Graça Guedes. 

O evento conta com a participação de organizações do setor como da ATP, a APIMA, a ANJE e a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã. No que respeita a empresas, participam a IMPETUS, a TINTEX, a Têxteis Penedo e Rita Noro. Serão ainda dadas a conhecer experiências concretas, partilhadas por empresários e gestores, oferecendo exemplos de como as dificuldades são ultrapassadas e o sucesso alcançado.

Ciclo de Conferências Start Europe arranca em Guimarães

O workshop destina-se a profissionais do setor, empresários e empreendedores. Também os futuros profissionais: jovens engenheiros, futuros gestores, marketeers, designers, especialistas em sistemas de informação e comunicação, e todos quantos direta e indiretamente estejam interessados na compreensão dos atuais desafios do comércio global são convidados a participar deste debate.

O acesso é gratuito, mas com um número de participantes limitado, pelo que é necessário proceder à reserva do bilhete através do site da Start Europe.

O evento de Guimarães é o primeiro do Ciclo de Conferências Start Europe organizado pelo jornal digital Empreendedor Media, em parceria com as mais prestigiadas universidades portuguesas e coordenadas por personalidades especializadas em cada uma das áreas temáticas, sempre com o foco no espaço europeu.  

O evento insere-se num conjunto de atividades que tiveram origem no European Trade Policy Day 2018 e estão a ser promovidas por Associações de Jovens em todos os países da União entre julho e setembro deste ano como o alto patrocínio da Comissária Cecilia Malmström (DG Trade) e o apoio da Associação de Jovens Empresários da União Europeia – JEUNE.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

one + 16 =