• Notícias
  • Entrar
    Registar
    Sobre
    Ajuda

Notícia 

  • Todos
  • Atualidade
  • Emprendedorismo
  • Economia
  • Tecnologia
  • Empresas
  • Eventos
  • Guias
  • Entrevista
Back PACT lança programa para acelerar ideias inovadoras no setor dos videojogos

PACT lança programa para acelerar ideias inovadoras no setor dos videojogos

Empreendedor.com
Empreendedor.com
Emprendedorismo
19 Abr 2025

Iniciativa Unlock pretende impulsionar empreendedores e dinamizar o ecossistema de gaming a partir do Alentejo

O PACT – Parque Alentejo de Ciência e Tecnologia lançou o programa xBOOST, uma iniciativa direcionada a empreendedores com ideias inovadoras para o setor dos videojogos. Integrado no projeto Unlock – desbloqueia o teu jogo, e financiado pelo PRR através do consórcio eGames Lab, o programa pretende capacitar talentos emergentes e fomentar o desenvolvimento de negócios viáveis nesta indústria em forte expansão global.

Com candidaturas abertas até 15 de maio, o xBOOST dirige-se a estudantes, empreendedores e colaboradores de startups com menos de dois anos de atividade, oferecendo um percurso de aceleração intensivo que inclui mentoria especializada, workshops, recursos tecnológicos, espaços de trabalho e oportunidades de networking com investidores e especialistas. Um dos destaques do programa é a atribuição de uma viagem a Silicon Valley à melhor ideia de negócio.

Soumodip Sarkar, presidente executivo do PACT, sublinha que esta iniciativa visa mais do que apenas acelerar projetos: “O nosso objetivo foi criar uma ação com resultados concretos e impacto real no desenvolvimento tecnológico do país e, em particular, da região do Alentejo”. O reconhecido gamer Ric Fazeres integra a equipa de mentores do programa.

Esta aposta enquadra-se num esforço mais amplo do eGames Lab em posicionar Portugal como um player competitivo na indústria global de videojogos, conjugando conhecimento académico, centros de I&D e empresas do setor. Para Sarkar, “há muito talento em Portugal com ideias brilhantes para jogos”, e este programa pretende ser o trampolim para transformar essas ideias em negócios sustentáveis e com impacto económico.


Empreendedor.com
Empreendedor.com
A Revista do Empreendedor é uma publicação digital independente, sediada em Portugal, que promove o conhecimento prático e estratégico no universo dos negócios.
A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo
Peter Drucker
Consultor Austro-Americano
Próximos Eventos
Empreendedor.com
Sobre o Empreendedor.com
Estatuto Editorial
Ficha Técnica
Termos de Utilização
Contactos
Contactos
  contacto@empreendedor.com

  • © 2026 Copyright Empreendedor
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Powered By