Planejamento financeiro empresarial para 2020

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Como está o seu planejamento financeiro empresarial para o próximo ano? Ele faz toda a diferença para manter o seu negócio e conquistar espaço no mercado.

O planejamento financeiro serve como um guia para concretizar os objetivos e garantir o controlo de gastos e despesas para 2020.

Aproveite os últimos dias do ano para analisar como as finanças da empresa se comportaram, definir os novos objetivos e reformular os planos de ação.

Realize um bom planejamento financeiro empresarial para 2020, para lhe auxiliar na tomada de decisões, como novos investimentos, contratação de novos funcionários, aquisição de novos produtos, entre outras.

Para isso, é essencial familiarizar-se com o assunto. O Planejamento Financeiro Empresarial pode ser definido como metodologias e ações que permitem projetar as receitas e as despesas da sua empresa, a fim de que se mantenha a saúde financeira e alcance as metas desejadas.

Ou seja, um planejamento bem estruturado indica a situação económica real da empresa e oferece ferramentas para controlar o fluxo de caixa, projetar cenários futuros e desenvolver planos de ação que ajudem a empresa crescer.

um planejamento bem estruturado oferece ferramentas para ajudar a empresa crescer.

Dicas para um bom planejamento financeiro empresarial para 2020

Elaborar um bom planejamento financeiro empresarial não é difícil e, se bem executado, ajuda a trazer resultados satisfatórios para o empreendedor. Isso, porque, ele é a base para quase todas tomadas de decisões da empresa. 

Mesmo sendo um processo imprescindível para o sucesso, muitos gestores o ignoram ou não sabem como realizá-lo.

Dito isso, não é de se estranhar o número de empresas que fecham ainda nos primeiros anos de existência.

Para evitar que isso aconteça com o seu negócio, veja algumas dicas de como planejar o financeiro empresarial para o próximo ano e concretizar seus objetivos.

Imagem de DavidRockDesign por Pixabay

Analise o cenário

Antes de planejar qualquer ação, é preciso saber exatamente como está a real situação financeira da empresa. Por mais que as vendas estejam boas, isso não é garantia de sucesso.

Por isso, levante todas as informações da empresa, como receitas e despesas, tempo de mercado, concorrentes. Assim será mais fácil traçar os próximos passos.

Analise o histórico de movimentações de entrada e saída de caixa tanto recentemente, quanto projetando para os próximos meses. Essa estimativa é importante para se preparar para o que está por vir e até para cortar gastos e evitar que a empresa entre no vermelho.

Registe e acompanhe todas as movimentações financeiras

Tenha o controlo de todas as entradas e saídas do caixa, por menores que elas sejam. Esse acompanhamento é fundamental para ter uma visão real da situação financeira da empresa.

Apesar de ser um processo simples, uma simples planilha no Excel ou até um caderninho dá conta, exige disciplina e organização.

Gestores que não acompanham de perto os registos dos lucros e despesas podem ter uma visão distorcida das finanças e tem dificuldades em achar a origem do problema.

Se você quer mais praticidade, controle, segurança e uma visão mais aprofundada sobre o financeiro empresarial, invista em um sistema ERP, que além de automatizar diversos processos, emite relatórios de desempenho de diferentes setores que auxiliam na tomada de decisão. 

Por mais que as vendas estejam boas, isso não é garantia de sucesso.

Imagem de Ronny Overhate por Pixabay

Identifique os gastos que podem ser cortados do orçamento

Com o registo de todas as receitas e despesas, bem como em posse dos relatórios de gestão, é possível ver com clareza de onde vem e para onde vai o dinheiro da sua empresa. 

Muitas vezes as despesas estão altas por causa de gastos bastante supérfluos, que não são de primeira necessidade e que, se forem cortados, podem ser revertidos para áreas mais úteis para o sucesso e desenvolvimento da empresa.

Baseie-se em metodologias para o planejamento empresarial 

Algumas metodologias podem auxiliar no conhecimento e entendimento da sua empresa. 

Uma das mais conhecidas e utilizadas é a análise SWOT, que identifica forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do negócio.

Outro é o chamado método 5W2H, que através de sete perguntas proporciona maior clareza ao planejamento financeiro empresarial. São elas:

5 W:

  • – What (O que será feito?);
  • – Why (Por qual motivo será feito?);
  • – Where (Em que lugar será feito?);
  • – When (Quando será feito?);
  • – Who (Por quem será feito?).

2H:

  • – How (Como será feito?);
  • – How much (Quanto vai custar?).

Ao responder essas perguntas com sinceridade, você terá mais clareza para traçar uma meta e entrar em ação para alcançar o objetivo do próximo ano.

Mas, somente responder essas perguntas não é garantia de prosperidade. Você deve entrar em ação e acompanhar os resultados, para, eventualmente, corrigir e ajustar os processos.

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Utilize a tecnologia a seu favor

O planejamento financeiro empresarial envolve organização e controle de diferentes áreas da empresa, como financeira, fiscal, tributária e administrativa.

Por mais que uma planilha de controlo de gastos ajude nesse controle, elas não possuem a mesma eficiência que os softwares de gestão existentes no mercado.

Não importa o tamanho da empresa, o seu sistema permite que automatize processos, fazendo com que a equipe ganhe tempo e precisão no controlo do fluxo de caixa, estoque, contas a pagar, entre outras movimentações financeiras,

O sistema ERP torna os processos operacionais mais simples ao agregar inteligência e segurança para as informações.

Em geral, usar um sistema de gestão é ter o melhor e maior controle de todas as operações, desde o faturamento até o fluxo de caixa, passando pelo controle de estoque, emissão de notas fiscais, compras, recursos humanos, apuração de impostos, em um único lugar.

Essa integração de todos os departamentos permite a melhor gestão ao visualizar oportunidades e informações estratégicas que permitem a tomada de decisão assertiva e um planejamento financeiro empresarial eficiente.

Vantagens do planejamento financeiro empresarial

Ainda não sabe por que fazer um planejamento financeiro empresarial para 2020? Saiba que através dele é possível fazer o negócio se desenvolver de forma sustentável, além de otimizar a rotina de trabalho. 

Quanto mais cedo planejar, melhor preparado estará para os desafios do próximo ano.

Aproveite a pausa do final de ano e trace um plano de ação para a sua empresa. Mesmo não sabendo exatamente o que virá em 2020, pode basear-se em dados deste ano para projetar o fluxo financeiro empresarial e preparar-se para diferentes cenários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

four × 1 =