Plataforma de recrutamento premeia contratação.

Imagem de Mohamed Hassan do Pixabay

A empresa de gestão de recursos humanos WhereNext pretende agitar o setor de recrutamento com uma plataforma online assente no conceito de “crowd recruitment”. Esta é a resposta da startup portuguesa da área da contratação para colmatar a dificuldade em captar talento para as empresas. Através da plataforma de recrutamento online é possível ganhar até 5.000€ por cada recomendação bem-sucedida e um prémio de assinatura que pode chegar até 7.5% do salário bruto anual.

Fundada no final de fevereiro, a missão da WhereNext é de aproximar as empresas ao talento através do recrutamento com base na recomendação e, desta forma, envolver toda a comunidade na gestão de recursos humanos. O seu modelo está assente na referenciação, onde uma pessoa recomenda outra para uma posição em aberto.

Para Sebastião Queiroz e Mello, fundador da plataforma, “o mercado está ultra competitivo, sobretudo para as empresas tecnológicas, e mais do que ser preciso incentivar boas práticas de benefícios para a contratação e captação de talentos, como já fazem outras plataformas de recrutamento, é preciso aumentar exponencialmente o que há a ganhar”, neste caso ganha quem recomenda, quem é contratado e mesmo a empresa que contrata.

“O paradigma dos recursos humanos está a mudar, e hoje em dia é importante envolver ativamente a comunidade para captar e atrair os melhores candidatos, especialmente da área tech onde tem sido cada vez mais difícil atrair talento. É preciso aproveitar o auge da colaboração virtual para chamar profissionais cada vez mais qualificados e tanto a tecnologia como os benefícios à contratação aparecem como aliadas nesse processo”, acrescenta Sebastião.

Um modelo em que todos ficam a ganhar

A plataforma WhereNext funciona com base na recomendação direta de candidatos para as vagas disponíveis na plataforma – o conceito de “crowd recruitment” permite a qualquer pessoa recomendar um profissional da área para uma posição anunciada, através de um código pessoal gerado pela plataforma. Este modelo de recrutamento em rede tira partido da tecnologia para delegar a subcontratação à comunidade.

É um modelo mais vantajoso para todos – tanto os contratados como quem os recomenda têm algo a ganhar, enquanto as empresas captam talento que de outra forma não chegaria até si. Para quem recomenda uma pessoa para um emprego, é possível ganhar até 5.000€, se o candidato for selecionado, montante que corresponde a 2,5% do salário do trabalhador que referiram e ajudaram a contratar, muito superior ao atualmente praticado por outras empresas.

O trabalhador que é contratado, além de ter acesso às melhores ofertas de emprego de startups e multinacionais, tem um prémio de assinatura (signing bonus) de 7.5% do seu salário bruto anual como recompensa pelo valor do seu trabalho.

Para as empresas, além de captarem talento qualificado e recomendado, veem o tempo e custos gastos em recrutamento diminuídos, e a taxa de retenção sobe, já que as pessoas se sentem mais atraídas a aceitar propostas vantajosas e com mais benefícios como o signing bonus.

Este serviço está disponível em Portugal e no estrangeiro, para todos os que procuram trabalho. Independentemente do país, a plataforma está aberta a todos os profissionais não só no caso das tech, mas também ligados a outras áreas como Marketing, Vendas e Recursos Humanos. Atualmente as empresas a recrutar na plataforma são internacionais e muitas oferecem a opção de trabalho remoto.

“Já existe este modelo noutros países, e mesmo não sendo uma estreia em Portugal, a WhereNext oferece as recompensas em valores de percentagens e montantes muito superiores ao atualmente praticado no mercado. Queremos trazer para o mercado de trabalho uma forma justa de recrutamento e seleção onde todos ficam a ganhar” conclui Sebastião.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

twelve − 4 =