Por que automatizar o setor financeiro da minha empresa?

controle o seu fluxo de caixa
Imagem de StockSnap por Pixabay

A sua equipa ainda utiliza cadernos ou tabelas para registrar as entradas e saídas do caixa da empresa? A conciliação bancária é feita manualmente? O registro de contas a pagar e a receber também depende desses meios?

Então, você precisa ler este artigo sobre automação de processos financeiros!

Aqui, vamos entender como a automação pode ser útil e otimizar os processos do seu negócio — e acredite, a organização refletirá diretamente em suas finanças!

A importância da automação de processos financeiros

É simples: quanto mais operações uma empresa apresenta, mais difícil fica para acompanhar o Fluxo de Caixa por meio de registros manuais. Além disso, a produção de relatórios tende a demorar horas, ou até mesmo dias, e ainda assim está sujeita a erros.

Empresários sabem que a gestão de uma pequena ou média empresa enfrenta desafios quotidianos para que as finanças não fiquem no vermelho e, além de controlar a área financeira, é preciso acompanhar as áreas operacional, administrativa, de RH e comercial (ou de marketing) — a tarefa não é fácil.

Ou seja, a automação de processos — especialmente financeiros — já não é opção, e sim necessidade! Quando falamos no departamento financeiro, falamos do setor responsável por:

  • gerenciar os recursos da empresa;
  • controlar os investimentos realizados;
  • gerenciar pagamentos (de tributos, fornecedores, colaboradores etc.) e recebimentos;
  • analisar resultados;
  • elaborar o planeamento financeiro.

A função desse setor está diretamente ligada ao sucesso empresarial: para o negócio continuar em funcionamento e alcançar seus objetivos, é preciso ter a quantidade suficiente de recursos.

Daí a importância da automação de processos financeiros. Se não há dados fidedignos para se basear, se os processos não são otimizados e estão sujeitos a erros e se não há qualquer controle das finanças, o resultado certamente será negativo, concorda?

Imagem de Alexas_Fotos por Pixabay

Vantagens de investir na automação de processos financeiros

Além de adotar hábitos saudáveis que auxiliam no dia a dia, empreendedores devem estar abertos às novidades do mercado. Entender que a transformação digital tornou a tecnologia numa grande aliada, por exemplo, é um passo importante em direção à otimização dos processos empresariais.

Mas, será que vale mesmo a pena adquirir softwares, aplicativos e outras ferramentas tecnológicas? Veja algumas das vantagens de investir na automação de processos financeiros:

  • centralização dos dados financeiros em um só sistema on-line;
  • acesso simplificado às informações de outros setores, o que torna o departamento financeiro mais independente;
  • padronização e alinhamento do fluxo de trabalho na empresa;
  • melhoria da comunicação interna;
  • otimização de processos e aumento de produtividade para a equipa;
  • diminuição de erros, duplicação de trabalho e custos operacionais;
  • menor possibilidade de perder dados, pois eles são armazenados remotamente em um ambiente seguro;
  • emissão de relatórios fidedignos (de acordo com as informações inseridas no sistema) em poucos segundos.

Além de garantir vantagem competitiva para o negócio, o ERP também garante vantagens para empresários, gestores e diretores: se antes a tomada de decisões de compras e de investimentos baseava-se em achismos, agora ela será baseada em dados reais.

Benefícios de um sistema automatizado

Em relação ao setor financeiro, vamos ver o que é possível fazer com um sistema ERP? Confira:

  • realizar conciliações bancárias com poucos cliques, apenas importando diretamente para o sistema o arquivo disponibilizado pelo banco;
  • emitir boletos bancários (guias de pagamento), carnês (talões de prestações), relatórios financeiros completos e notas fiscais eletrônicas;
  • controlar contas a pagar e contas a receber;
  • contabilizar no Fluxo de Caixa, automaticamente, pagamentos e recebimentos (pois o sistema funciona de forma integrada).

As funcionalidades parecem muito úteis, não parecem?

A gestão da área financeira não admite erros, o que torna imprescindível o correto registro de dados e operações. Por isso, ao contar com essas funcionalidades e otimizar tarefas que antes eram manuais e descentralizadas, o software de gestão empresarial simplifica o fluxo de trabalho e ainda agiliza e melhora outras atividades, como cobranças de clientes inadimplentes e integração das equipes.

Os ERPs, aliás, estão cada vez mais acessíveis e sequer precisam de instalações, acessórios ou qualquer tipo de equipamento. Basta que a empresa tenha um computador ou dispositivo móvel (tablet, notebook ou smartphone) e acesso à internet.

E então, percebeu como a automação de processos financeiros só traz vantagens para você, para a equipe e para a empresa? Além de ficar mais ágil, o trabalho automatizado se torna mais acurado e independente.

Agora, o que acha de conferir outro conteúdo valioso para o sucesso empresarial? Descubra 7 passos essenciais do planejamento estratégico de vendas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

9 − eight =