Porque nunca deve almoçar sozinho

Para além de gostar muito de comer, adoro conhecer pessoas e contribuir para uma boa conversa que me permita entender melhor outros pontos de vista e aprender com as suas experiências. Todas as pessoas têm de se alimentar e o almoço é talvez a refeição mais importante para quem pretende desenvolver a sua rede de contactos. Interações criam relações e a maioria das interações entre pessoas é feita durante as refeições.

Acredito que uma das melhores formas de conhecer uma pessoa é almoçar com ela. Ao almoçar com o seu convidado deverá proporcionar-lhe um ambiente seguro onde ele se sinta confortável e onde você possa aproveitar para o conhecer melhor. Almoçar com alguém pode também ser considerado à partida uma oportunidade dada pela pessoa que convidou de o conhecer melhor e ouvir o que tem para lhe dizer.

Tenha em consideração que só deve convidar alguém para almoçar se efetivamente tiver algo de bom ou positivo para partilhar ou se a sua companhia lhe proporcionar um momento agradável. Como dizia Goethe ‘Se queres viver alegremente, caminha com dois sacos, um para dar, outro para receber’. O que lhe quero transmitir com isto é que, se você durante o almoço só quer falar sobre si e sobre as suas coisas, poderá ter grandes probabilidades de ser considerado ‘o chato’ e a pessoa que convidou nunca mais quererá vê-lo à frente, assim como o contrário também se aplica.

O facto de almoçar com alguém deverá ser encarado, primeiro que tudo, com uma oportunidade para descontrair, para se alimentar, para ouvir e só depois para falar sobre si. Se almoçar todos os dias com uma pessoa diferente junta à sua rede de conhecimentos 365 pessoas por ano. Se, ainda assim, retirar o Natal, Ano Novo, os fins-de-semana e os feriados, tem cerca de 250 hipóteses para desenvolver a sua rede de contactos, já tinha pensado nisto!?

Com tantas pessoas interessantes no planeta, não tem nenhuma desculpa para almoçar sozinho, se não sabe quem convidar, pense numa pessoa que o inspire e faça-lhe um convite.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorZarco recruta 100 colaboradores
Próximo artigoInternet das Coisas: afinal o que é?
Nuno Silva
Formou-se em Sistemas e Tecnologias de Informação é um empreendedor em série e especialista em negócios online. Criou a sua primeira empresa aos 18 anos, colaborou com empresas de topo no sector das tecnologias e fundou um dos primeiros e-marketplaces de serviços locais em Portugal, o PedirOrcamentos.Com. É fundador e co-fundador de diversos negócios com forte presença na internet. É um motivador empresarial, orador em eventos de empreendedorismo, mentor de startups e autor de diversas publicações ligadas ao Empreendedorismo, Desenvolvimento de Competências e Marketing Digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

1 + one =