Portugal foi eleito o país mais atrativo do mundo para a reforma internacional, de acordo com o 2025 Global Retirement Report, publicado pela consultora Global Citizen Solutions. O estudo analisou 44 países com regimes de visto de renda passiva, avaliando critérios como qualidade de vida, benefícios fiscais, mobilidade internacional e segurança pessoal.
O relatório destaca Portugal, Maurícia e Espanha como os três destinos de topo para reformados, com Portugal a obter a pontuação global mais elevada (92,6). A avaliação teve por base 20 indicadores distribuídos por seis categorias: processo de candidatura, cidadania e mobilidade, economia, otimização fiscal, qualidade de vida e segurança e integração.
Segundo a CEO da empresa, Patricia Casaburi, o cenário global de reforma evoluiu, e os reformados procuram agora países que combinem clima favorável, cuidados de saúde de qualidade, benefícios fiscais e possibilidades de cidadania. No caso de Portugal, os pontos fortes incluem o acesso a um passaporte de elevado poder, o sistema de saúde, o ambiente seguro e as condições favoráveis para estrangeiros.
O relatório mostra ainda que 93% dos países analisados oferecem caminhos claros para a cidadania, e que mais de 60% apresentam benefícios fiscais atrativos para reformados. A Europa destaca-se na qualidade de vida e mobilidade; as Américas na acessibilidade e eficiência fiscal; e África nos regimes de tributação simples.
Desenvolvido pela Unidade de Inteligência Global da Global Citizen Solutions, o relatório oferece uma visão abrangente das oportunidades de reforma no estrangeiro, fornecendo informação estratégica para cidadãos que procuram realocação internacional.