O projeto Portugal Sem Chamas, criado para apoiar vítimas de incêndios em todo o país, anunciou uma parceria com a Fidelidade para reforçar a rede de ajuda gratuita e especializada, sem obrigatoriedade de vínculo com a seguradora.
Desde o lançamento, a plataforma já mobilizou mais de 1.000 voluntários, entre advogados, arquitetos, construtores, psicólogos e cidadãos que oferecem apoio através de bens essenciais, serviços técnicos, transporte e acompanhamento jurídico. Entre as inovações está a área “Papelada Chata”, criada para simplificar processos burocráticos com minutas e modelos prontos para pedidos de apoio, comunicações formais e outros procedimentos administrativos.
Com a entrada da Fidelidade, a dimensão do apoio jurídico ganha maior alcance. Sérgio Carvalho, diretor de marketing da seguradora, afirma que “o ‘Portugal Sem Chamas’ é um projeto que simplifica processos e cria soluções num momento extremamente difícil para milhares de portugueses. Através do Fidelidade Legal Care, vamos disponibilizar advogados de forma gratuita para todas as vítimas, sem qualquer custo e sem necessidade de serem clientes da companhia”.
Para Ricardo Paiágua, fundador e coordenador da plataforma, o compromisso é claro: “Estivemos presentes durante os fogos e vamos continuar no pós-fogos. Sabemos que muitas pessoas enfrentam dificuldades e iliteracia burocrática. É por isso que acreditamos que, em conjunto com a Fidelidade, conseguiremos tornar todo este processo mais simples, humano e acessível”.
Com mais de 100 mil visitas únicas ao site e mais de 2 milhões de visualizações no Instagram, o Portugal Sem Chamas tem conseguido ligar necessidades urgentes a soluções concretas — desde agricultores sem recursos para alimentar os seus animais até famílias que perderam a casa e encontraram apoio através da plataforma.