Praga acolheu a European Cluster Conference 2022

European Cluster Conference
European Cluster Conference

A 8ª edição da European Cluster Conference decorreu entre 26 e 27 de setembro de 2022 em Praga, República Checa. O evento reuniu gestores de clusters, formuladores de políticas e especialistas de toda a União Europeia que discutiram as últimas tendências em políticas de clusters.

A conferencia decorreu no âmbito da Presidência Checa do Conselho da União Europeia, e o foco deste ano foi sobre como os clusters europeus, incluindo as PMEs, podem contribuir para a transição verde e digital, bem como melhorar a resiliência da economia da UE.

Mais de 600 participantes, de cerca de 40 países, discutiram tópicos decorrentes da nova Estratégia Industrial da UE e a sua implementação no terreno. As preocupações de segurança energética e a resiliência estratégica da indústria da UE, estiveram também no centro das atenções, com temas como a aceleração dos processos de descarbonização, digitalização e automatização da indústria europeia.

European Cluster Conference
European Cluster Conference

“A conferência é realizada em um momento urgente em que enfrentamos grandes desafios: impactos da pandemia de COVID-19 seguidos pela crise no mercado de energia abalada por causa da invasão russa da Ucrânia. A República Checa, como país que detém a presidência do Conselho da UE, sente a responsabilidade especial de encontrar soluções comuns a nível europeu para gerir a crise e reduzir os impactos negativos nas empresas e nos cidadãos europeus”, explicou o vice-ministro checo, René Neděla.

O papel dos clusters foi enfatizado pela vice-ministra tcheca de Fundos e Economia Digital da UE, Marian Piecha, destacando que “Os clusters são uma ótima ferramenta de cooperação, aproximando as pessoas e são especialmente úteis nas cadeias de suprimentos”.

Também Ulla Engelmann, Head of Unit Industrial Forum, Alliances, Clusters, DG GROW, explicou que face à prioridade atual, os clusters podem contribuir para a transição de ecossistemas industriais. “ A prioridade é dada a ecossistemas e setores que precisam urgentemente de transição para se manterem competitivos, como indústrias de uso intensivo de energia e construção, bem como setores afetados por crises, como turismo e mobilidade.”

Durante o evento a Comissão Europeia, com o apoio da European Cluster Collaboration Platform (ECCP), revelou os vencedores dos prémios anuais de cluster. Este ano o título de “Líder de Cluster Europeu do Ano” foi concedido a Kristina Sermuksnyte-Alesiuniene, gerente de cluster da AgriFood Lituânia; e o “European Cluster Partnership of the Year” foi atribuído ao S3Food, um projeto que facilita a implementação de soluções digitais inovadoras na indústria alimentar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

fifteen + twenty =