Programa Newton procura ideias para o setor do Turismo

Programa Newton procura ideias para o turismo
Imagem de Susanna Conway por Pixabay

Estão abertas as candidaturas para a terceira edição do Newton, um programa de aceleração para estimular a criação e apresentação de novas ideias e empresas no setor do turismo.

O Newton é promovido pela Rede de Incubadoras de Empresas da Região Centro (RIERC), da qual faz parte o Instituto Pedro Nunes, e apoiado pelo Turismo de Portugal no âmbito d​o programa FIT – Fostering Innovation in Tourism. Os interessados podem inscrever-se em https://bit.ly/2Jn6kyu até ao dia 15 de julho. 

Durante sete semanas de intensa aprendizagem, startups ou equipas empreendedoras com projetos na área do turismo vão participar em workshops sobre idealização de negócio, desenvolvimento de produto, marketing, investimento e financiamento. Estas sessões vão decorrer maioritariamente no Instituto Pedro Nunes, que vai contribuir com a sua experiência no desenvolvimento de novos negócios e na incorporação de tecnologia em setores mais tradicionais.

Cada equipa selecionada recebe um valor de 2.500 euros destinados à realização de protótipo e validação no terreno, com tutoria da incubadora de sua região e apoio dos respetivos mentores. 

No final, um ‘Demo Day’ apresenta os projetos a potenciais investidores e instituições ligadas ao turismo. Os projetos apurados na seleção final recebem prémios até 5.000 euros em serviços a prestar por uma das incubadoras da RIERC.

A grande vencedora da segunda edição do Newton foi a LUGGit, de Aveiro, com uma aplicação móvel que permite que qualquer pessoa, em qualquer lugar, chame um condutor para recolher a sua bagagem e entregá-la no local e hora pretendidos, de modo a que o turista possa aproveitar o seu tempo livre com mais disponibilidade e conforto.

Em segundo lugar ficou a ExperTree, uma startup sediada no Habitat de Inovação Empresarial nos Setores Estratégicos de Penela (HIESE), que desenvolve atividades que aliam o desporto à natureza como, por exemplo, a prática de arborismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

twenty + 15 =