Estão abertas as candidaturas para a terceira edição do Newton, um programa de aceleração para estimular a criação e apresentação de novas ideias e empresas no setor do turismo.
O Newton é promovido pela Rede de Incubadoras de Empresas da Região Centro (RIERC), da qual faz parte o Instituto Pedro Nunes, e apoiado pelo Turismo de Portugal no âmbito d
Durante sete semanas de intensa aprendizagem, startups ou equipas empreendedoras com projetos na área do turismo vão participar em workshops sobre idealização de negócio, desenvolvimento de produto, marketing, investimento e financiamento. Estas sessões vão decorrer maioritariamente no Instituto Pedro Nunes, que vai contribuir com a sua experiência no desenvolvimento de novos negócios e na incorporação de tecnologia em setores mais tradicionais.
Cada equipa selecionada recebe um valor de 2.500 euros destinados à realização de protótipo e validação no terreno, com tutoria da incubadora de sua região e apoio dos respetivos mentores.
No final, um ‘Demo Day’ apresenta os projetos a potenciais investidores e instituições ligadas ao turismo. Os projetos apurados na seleção final recebem prémios até 5.000 euros em serviços a prestar por uma das incubadoras da RIERC.
A grande vencedora da segunda edição do Newton foi a LUGGit, de Aveiro, com uma aplicação móvel que permite que qualquer pessoa, em qualquer lugar, chame um condutor para recolher a sua bagagem e entregá-la no local e hora pretendidos, de modo a que o turista possa aproveitar o seu tempo livre com mais disponibilidade e conforto.
Em segundo lugar ficou a ExperTree, uma startup sediada no Habitat de Inovação Empresarial nos Setores Estratégicos de Penela (HIESE), que desenvolve atividades que aliam o desporto à natureza como, por exemplo, a prática de arborismo.