A Prosegur, empresa líder mundial em soluções de segurança, apresentou o LexIA, um assistente de inteligência artificial pioneiro, desenvolvido pelos seus engenheiros, para otimizar a gestão contratual e apoiar os departamentos de Compras, Jurídico e TI. A ferramenta já está em funcionamento em Portugal, Espanha, Brasil e Argentina, servindo 98 mil colaboradores e processando mais de 50 mil contratos por ano.
Na sua primeira fase, o LexIA multiplica por quatro a capacidade de análise dos funcionários, reduz o tempo de consulta de cláusulas contratuais e cria um repertório inteligente com acesso rápido e seguro a informação crítica. Desenvolvido com base em processamento de linguagem natural, pesquisa semântica, estruturação de dados e elevados padrões de privacidade, o assistente garante a confidencialidade de toda a documentação processada.
“O LexIA permitirá aumentar as capacidades dos funcionários, otimizando o tempo de trabalho que podem dedicar a tarefas com maior valor acrescentado”, sublinha Miguel Torres Tavara, Diretor global de Transformação e CIO da Prosegur. A ferramenta oferece ainda funcionalidades de análise de impacto regulatório, scoring de riscos contratuais, recomendações de negociação e comparação com o quadro normativo da empresa.
Em 2026, o LexIA será expandido para os 36 países onde a Prosegur atua, passando a servir os mais de 175 mil colaboradores do grupo a nível global. Nessa fase, a incorporação de IA generativa permitirá análises e consultas em tempo real sobre qualquer tipo de documento contratual.
Este desenvolvimento reforça o compromisso da Prosegur com a transformação digital e a excelência operacional, consolidando o seu posicionamento como uma das primeiras empresas do setor a adotar um assistente de inteligência artificial dedicado à gestão contratual.