Quando a experiência de vida vale milhões

Da chamada indústria da espiritualidade fazem parte um vasto leque de serviços e produtos, desde livros, ebooks, audiobooks, vídeos, webinars, passando pelos serviços de coaching e pelas palestras inspiradoras (speakers) até às práticas de bem-estar e saúde e aos programas que ensinam a pôr em ação os ensinamentos dos livros. A liderar este mercado estão os ‘gurus da autoajuda’ Tony Robbins (life coach e orador de sucesso), Eckhart Toll (orador internacional e autor do bestseller ‘O Poder do Agora’), Dale Carnegie (autor do bestseller ‘Como Evitar Preocupações e Começar a Viver’), Deepak Chopra (orador e autor do bestseller ‘As Sete Leis Espirituais do Sucesso’) e Rhonda Byrne (autora do polémico livro ‘O Segredo’).

Quanto vale uma experiência de vida com muitos obstáculos? Potencialmente muito. E quanto vale ‘dar a volta por cima’ e fazer disso um negócio? A fortuna de Eckhart Toll está calculada em 15 milhões de dólares. Por cada palestra, o autor do ‘Poder do agora’ arrecada uma média de 227 mil dólares em entradas. Por sua vez, a escritora australiana Rhonda Byrne, que vendeu mais de 19 milhões de exemplares do livro ‘O Segredo’, tem uma riqueza avaliada nos 60 milhões de dólares. Já o life coah norte-americano Tony Robbins, autor de vários livros de autoajuda e do programa de desenvolvimento pessoal ‘Breakthrough with Tony Robbins’, supera os seus concorrentes com uma fortuna na ordem dos 480 milhões.

Controvérsias à parte, estes autores e muitos outros mostram como é possível transformar tragédias em sucessos e converter a sua experiência de vida na máteria-prima do seu negócio. O Empreendedor.com conta-lhe a história dos cinco ‘gurus da autoajuda’ mais célebres:

Tony Robbins – Aos seis anos, o autor do bestseller ‘Desperte o Gigante Interior’ enfrentou o divórcio dos pais, ficando a viver com o pai, longe da mãe e dos irmãos. Antes disso, Tony já se havia deparado com um grave problema familiar: o alcoolismo da sua mãe. ‘Ela era muito carinhosa, mas também tinha o outro lado por causa da substância’, confessou em 2012 numa entrevista à CNN, admitindo que o contacto com uma mãe alcoólica lhe deu a capacidade de ‘ler’ as pessoas, já que o tinha de fazer constantemente em casa. Um dos ensinamentos que mais marcou a sua vida profissional veio de Jim Rohn, seu professor, que lhe dizia para ‘vigiar a porta da mente’. Com 17 anos, Tony encontrou na leitura uma forma de não deixar entrar os pensamentos. ‘Eu era pobre, dormia no carro, nessa altura não havia internet, então ia à biblioteca buscar biografias de pessoas que tinham ultrapassado dificuldades tremendas. Isso dava-me perspectiva’, relata num dos seus vídeos. Tony Robbins é hoje um famoso life coach e orador motivacional dedicado a ajudar as pessoas a alcançarem sucesso.

Eckhart Toll – Eckhart Toll nasceu na Alemanha em 1948. Com apenas 13 anos, dava os primeiros sinais de um percurso de vida pouco convencional, quando rejeitou as formas tradicionais de ensino. Contudo, tal recusa não o impediu de, mais tarde, estudar Psicologia e Filosofia na Universidade de Londres e em Cambridge. Aos 29 anos, o académico Eckhart Toll oscilava entre estados depressivos e ansiosos até que uma súbita transformação interior alterou para sempre a sua vida. ‘Sentia-me infeliz (…) Não estava à procura de iluminação ou de qualquer coisa do género. Procurava, sim, através do intelecto, uma resposta para o dilema da vida. (…) Não encontrei nenhuma resposta a esse nível (…) ela surgiu a um nível profundo. Realizei quem eu era’, conta numa das raras entrevistas em que aparece. Muito do sucesso de Eckhart Toll deve-se à apresentadora norte-americana Oprah Winfrey, que o deu a conhecer nos seus programas e chegou mesmo a dizer que na sua mesa de cabeceira ao lado da bíblia tinha ‘O Poder do Agora’, primeiro livro do autor. Eckhart Toll, considerado por alguns o líder espiritual mais influente dos nossos tempos a seguir a Dalai Lama, tem sabido aproveitar os avanços tecnológicos a favor da sua marca, disponibilizando para venda uma grande variedade de produtos multimédia bem como um serviço próprio de web TV.

Dale Carnegie – Dos cinco ‘gurus da auto-ajuda’ que apresentamos o norte-americano Carnegie (1888 – 1955) é o único que já não está vivo. De origem muito humilde, iniciou o seu percurso profissional como vendedor de cursos por correspondência, tendo-se tornado, mais tarde, um dos percursores nas áreas da liderança, coaching , relacionamentos interpessoais e oratória. Um dos principais ensinamentos de Carnegie, retirado da sua própria experiência de vida, é que as falhas podem ser transformadas em grandes sucessos. O autor inspirou-se no seu percurso pessoal para escrever o bestseller ‘Como Fazer Amigos e Influenciar pessoas’. ‘Muitas das coisas mais importantes do mundo foram conseguidas por pessoas que continuaram a tentar quando parecia que não havia mais esperança de sucesso’, é uma das suas frases motivacionais mais conhecidas. Presentes em cerca de 40 línguas, os seus livros foram traduzidos para o russo para uso exclusivo dos líderes do Partido Comunista e Soviético e do KBG. Dale Carnegie deixou como herança o Dale Carnegie Training, que é hoje uma multinacional de consultadoria nas áreas em que o seu fundador foi pioneiro.

Deepak Chopra – Autor de 22 bestsellers, entre eles ‘As Sete Leis Espirituais do Sucesso’, Deepak Chopa é chamado ‘mestre espiritual das estrelas’ pela sua teoria de que existe uma ordem divina em todo o caos. Nascido em 1947, na Índia, formou-se em Ciências Médicas neste país, embora a sua primeira ambição tivesse sido o jornalismo. Chopa mudou de ideias após de ter lido dois romances – oferecidos pelo seu pai, também ele médico – cujas personagens principais eram médicos curadores. A profecia cumpriu-se e passados alguns anos estava a trabalhar em medicina alternativa nos Estados Unidos, depois de uma incursão na medicina tradicional, que classificou como nociva para os trabalhadores e doentes e demasiado dependente dos medicamentos. Chopa é um grande crítico da sociedade moderna que, na sua opinião, está presa à falsa ideia de que felicidade e sucesso são sinónimos de dinheiro. Professor universitário, orador profissional e colaborador regular do San Francisco Chronicle e do Washington Post, Deepak Chopra escreveu mais de 80 livros, traduzidos em 48 línguas, acabando por concretizar, de alguma forma, a sua primeira escolha profissional. O autor é ainda fundador e sócio do Chopra Center for well Being, uma espécie de clínica especializada no bem-estar do corpo, da mente e do espírito.

Rhonda Byrne – Rhonda Byrne, produtora televisiva australiana, é a autora do famoso documentário ‘O Segredo’, que deu origem ao bestseller com o mesmo nome, publicado em 2006. Em ‘O Segredo’, Rhonda Byrne defende a existência de uma ‘Lei da Atração’, que está acessível a qualquer pessoa. De acordo com esta lei, frisa a autora, os nossos pensamentos, sentimentos e palavras constroem a nossa realidade. Por exemplo, se pensarmos que vamos ter sucesso, vamos atraí-lo para as nossas vidas, enquanto o contrário também é verdade. Foi em 2004, durante uma grande crise pessoal, que Rhonda Byrne descobriu a ‘Lei da Atração’, capaz de transformar os sonhos em realidade. A partir desse momento, conta, sentiu que tinha uma missão da qual não podia fugir: revelar o seu ‘segredo’ para que os outros também pudessem mudar o curso das suas vidas para melhor. Rhonda Byrne criou então a marca The Secret para os seus produtos, que estão à venda no seu site e em várias lojas espalhadas por vários países.

Estes autores têm sido alvo de duras críticas por fazerem milhões em nome da espiritualidade, chegando mesmo a serem chamados ‘falsidades da New Wave’ por alguma imprensa e alguns líderes de opinião. Contudo, dúvidas não restam sobre a sua influência nas novas culturas – como o Mindfulness ou o movimento inspiracional que tem a sua expressão máxima nos TEDs – que prometem mudar o mundo para melhor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

four × three =