Quellia e IBM Desenvolvem Plataforma Inovadora para o Mercado de Carbono

Foto de Tobias Weinhold no Unsplash

A Quellia, pioneira na monitorização do mercado voluntário de unidades de carbono, está a colaborar com a IBM no desenvolvimento de uma plataforma inovadora que visa transformar o mercado global de carbono através da monitorização, verificação e reporte digital (dMRV). Esta parceria reforça o compromisso de ambas as empresas com a sustentabilidade e a luta contra as mudanças climáticas.

A Quellia, empenhada em contribuir para a meta de neutralidade climática até 2050, estabelecida no Acordo Climático Europeu, trabalha com a IBM para criar ferramentas que utilizam dados e tecnologia para quantificar rigorosamente projetos de captação de carbono. O objetivo é garantir credibilidade e confiança, desenvolvendo uma plataforma segura e transparente, alinhada com as metodologias de certificação de créditos de carbono existentes no mercado.

A plataforma dMRV da Quellia, utilizando o IBM Environmental Intelligent Suite (EIS), permitirá a monitorização remota da biomassa acima do solo através de imagens de satélite e modelos geoespaciais. Este método acelera a análise de terrenos e permite calcular a baseline e a adicionalidade dos projetos de carbono. A colaboração visa também desenvolver algoritmos e protocolos para rastrear e verificar projetos de créditos de carbono, assegurando transparência e fiabilidade no processo de certificação.

“A medição do sequestro de carbono é essencialmente manual e demorada”, afirmou Ricardo Martinho, Presidente da IBM Portugal. “Com a utilização de tecnologias de IA, conseguimos metodologias de contabilização eficazes que incentivam as empresas a reduzir e compensar as suas emissões”.

Esta colaboração pretende democratizar o acesso a projetos de crédito de carbono, promovendo transparência e contribuindo para a biodiversidade e impacto social nas comunidades, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

11 + 16 =