• Início
  • Academia
  • Recursos
  • Rede
  • Revista
  • PT
    PT - Portuguese

Media 

  • Notícias
  • Comunicados
  • Social
  • Mundo
  • Voltar

Oferta de casas à venda em Portugal caiu 26% desde 2020

Empreendedor.com  Empreendedor.com
  2 min

Oferta de casas à venda em Portugal caiu 26% desde 2020, com Leiria e Coimbra a liderarem as maiores quedas, segundo dados do idealista/data.

O mercado imobiliário português apresenta uma redução significativa da oferta de habitação, com menos 26% de casas disponíveis para venda face ao máximo histórico alcançado no final de 2020, de acordo com os dados mais recentes analisados pelo idealista/data até ao segundo trimestre de 2025.

A quebra abrange praticamente todos os distritos do país, ainda que com intensidades distintas. Leiria e Coimbra destacam-se pelas maiores quedas, com reduções de 52% e 51%, respetivamente, em relação aos picos registados em 2018. Em Lisboa, a oferta caiu 39% desde o último trimestre de 2020, enquanto Faro reduziu 38% e os Açores (ilha de São Miguel) 35%. Na Madeira, o recuo foi de 32% desde 2021. Setúbal registou uma descida mais recente de 23% e o Porto, segunda maior cidade do país, contabilizou menos 22% desde 2021. Outras descidas relevantes foram observadas em Aveiro (21%), Évora e Beja (19% cada), Braga (16%) e Castelo Branco (15%). Portalegre apresentou a redução mais moderada, com 7% desde 2023.

Nas capitais de distrito, a tendência é ainda mais acentuada. Leiria lidera com uma quebra de 77% desde 2018, seguida por Beja, com 68%, e Coimbra, com 56%. Évora recuou 45% e Portalegre 43%, enquanto Lisboa registou uma descida de 42%. Braga e Faro apresentaram quedas de 41%, ao passo que Porto e Funchal observaram 39%. Em Viana do Castelo, a descida foi de 36%, em Viseu e Santarém 34%, na Guarda 32% e em Ponta Delgada 27%. Setúbal, Bragança, Castelo Branco e Aveiro registaram reduções próximas de 21% a 24%. Vila Real foi a capital com menor recuo, fixando-se nos 14%.

De acordo com o idealista/data, unidade de análise de mercado da plataforma idealista, os resultados refletem uma quebra transversal da oferta, com especial impacto nas capitais de distrito e nas zonas litorais, onde a procura se mantém elevada. A proptech reforça que os dados analisados resultam da combinação da sua base de dados própria com fontes públicas e privadas, permitindo avaliar tendências e apoiar a tomada de decisões estratégicas no mercado imobiliário de Portugal, Espanha e Itália.


Image
Empreendedor.com
Empreendedor.com é a principal revista de empreendedorismo em Portugal. Empreendedor é um projeto de informação que tem como objetivo informar e promover a cooperação entre indivíd...
Estamos atualizando as informações desta seção. Nossas desculpas.
Estamos atualizando as informações desta seção. Nossas desculpas.
Ao inscrever-me na MyBusiness.com aceito os termos e condições do serviço . O utilizador poderá qualquer momento proceder à actualização ou eliminação dos dados fornecidos.
?>
CONNECT!
  • Make Connections
  • Present Yourself
  • Generate New Leads
  • Make Partnerships
A função da liderança é produzir mais líderes, não mais seguidores
Ralph Nader
  • © 2024 Media Invest Group  
  • Política de Privacidade  
  • Termos e Condições  
Powered By