(RE)SET : A Plataforma para a inovação na Economia Circular

Programa de aceleração para a inovação na economia circular
Foto de Stefan Schweihofer por Pixabay

A Arwin e a Beta-i lançaram (RE)SET, uma plataforma europeia 100% dedicada à inovação na Economia Circular. O objectivo passa por permitir a grandes grupos económicos identificar tendências e inovações globais, integrando as melhores referências nos seus modelos económicos e industriais.

Géraldine Poivert, cofundadora da Arwin, e Pedro Rocha Vieira, CEO da Beta-i, anunciaram hoje a criação do (RE)SET, uma parceria que combina os conhecimentos da Arwin no campo da chamada Economia Circular com o know-how da Beta-i em territórios como a inovação aberta e a aceleração de processos.

O (RE)SET é a primeira iniciativa dedicada à inovação neste espaço para grandes grupos, em diferentes indústrias. Entre Paris e Lisboa, este projeto procura dar suporte a grandes empresas no seu processo de ‘transformação ecológica’, colocando a economia circular no centro de decisão estratégica.

Para os grandes grupos económicos o espaço de intervenção ambiental está a tornar-se cada vez mais crítico. Novas tendências de consumo, pressão regulatória, facilidade na atração de talento ou investidores, modelos de negócio pensados já em torno de novos recursos e fontes de energia, são alguns dos desafios.

Os promotores da iniciativa pretendem fomentar a mudança de um modelo linear de risco e conformidade para uma lógica circular de oportunidade e competitividade, gerando condições para que as empresas se possam adaptar ao paradigma da Economia Circular.

“O (RE)SET pretende fornecer soluções concretas para implementar conceitos de economia circular em grande escala. Queremos transformar as promessas vagas do Passado nas verdades do Presente: substituir as embalagens de plástico, reconverter o desperdício alimentar em biogás, eco-conceber mobiliário ou filtrar os microplásticos da água, tudo isto é já possível hoje, se adotarmos as melhores práticas”, comenta Géraldine Poivert, cofundadora da Arwin e Presidente da (RE)SET.

“Indústrias e ecossistemas inteiros estão a ser transformados de forma muito veloz graças às metodologias associadas à Inovação Aberta” sublinha Pedro Rocha Vieira, CEO da Beta-i, “Ao recorrer a estas ferramentas, conseguimos desenvolver soluções comprovadas para a mobilidade, banca, pagamentos, turismo ou energia. Usando a mesma abordagem para encarar os problemas relacionados com as alterações climáticas, vamos permitir que as grandes empresas e grupos integrem as melhores soluções ambientais num processo ‘à sua medida’, da forma a ir ao encontro dos seus diferentes desafios estratégicos”, acrescenta.

O primeiro programa de inovação aberta da a plataforma (RE)SET terá como objetivo a redução das embalagens de plástico nos supermercados. Para ir ao encontro deste desafio, o Carrefour e a Systeme U pediram ao (RE)SET para envolver vários protagonistas deste ecossistema, de forma a encontrar alternativas viáveis às embalagens de plástico, e fazer com cheguem rapidamente às lojas e lineares.

Como sequência lógica do pacto assinado por ambos os grupos, através do Ministério francês da Ecologia e associações ambientais, o lançamento deste acelerador dedicado a retalhistas demonstra que, depois de um período de muitas promessas e boas intenções, estes dois gigantes estão agora determinados a agir de forma decidida. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

ten + ten =