Como saber o CAE – Código de Atividade Económica de uma Empresa

Saiba para que serve o CAE
Foto: Pixabay

Qualquer empresa ou atividade económica registada em Portugal, possui uma classificação que lhe permite estar enquadrada em determinado grupo, para efeitos de impostos. Essa classificação é feita com base no código de atividade económica.

Descubra tudo o que precisa saber sobre o código, qual a finalidade do mesmo e como saber o CAE de uma empresa.

 

O que é o Código de Atividade Económica?

O código de atividade económica possui uma lista, a lista CAE, que se dedica à classificação de cada empresa ou atividade económica. Através dessa classificação, a pessoa em questão saberá as suas obrigações em termos de impostos.

Este código de atividade é atribuído após a abertura de atividade com a unidade responsável. Dependendo da atividade em questão, pode ter obrigações diferentes, portanto é essencial ter o acompanhamento de um profissional durante a abertura de atividade.

 

Qual o objetivo do CAE?

O código de atividade económica tem objetivos associados à pessoa portadora do negócio, mas também a nível de necessidades nacionais. Por exemplo, a nível nacional, este código permite agrupar as unidades económicas, de modo a fazer uma comparação estatística que ofereça valores que podem ser estudados.

Esses valores são estudados não só a nível nacional, mas também a nível mundial.

Quanto à pessoa individual ou ao negócio em questão, existem diversos objetivos. Por exemplo, sendo portador de um CAE, a pessoa está a tornar o seu empreendimento ou atividade legítima perante os órgãos financeiros. Isto irá permitir um maior leque de oportunidades. Irá, ainda, mostrar-lhe quais as suas obrigações financeiras perante a sua atividade, algo útil de se saber desde o primeiro dia de atividade.

Uma atividade económica pode ter mais do que um CAE.

 

Como saber o CAE de uma empresa?

Uma das questões que muitas pessoas têm é sobre como saber o CAE de uma empresa, seja da própria pessoa ou de pessoas com que gostaria de trabalhar. Antes de mais, como já foi dito, este código é obrigatório para apresentação de IRS e, portanto, qualquer atividade económica deve possuí-lo. Lembre-se que se uma atividade não possuir este código, pode significar que não se encontra legal a nível financeiro e as parcerias não são aconselháveis.

Como saber o CAE de uma empresa é a questão principal. Se necessita do seu código, entre em contacto com a unidade financeira associada. Se, por outro lado, necessita do CAE de outra empresa com quem deseje realizar uma parceria, existem diversos locais onde pode encontrar a informação.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

12 − six =