Santa Casa tem 100 mil euros para soluções tecnológicas de combate ao isolamento dos idosos

Foto: Casa do impacto

Já estão abertas as candidaturas para o “Santa Casa Challenge COVID-19”. Promovido pelo Departamento de Empreendedorismo e Economia Social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), esta edição do concurso, que premeia a inovação social ou ambiental digital é dedicado em especial às necessidades específicas dos idosos em situação de confinamento profilático ou isolamento social provocada pelo COVID-19. As candidaturas estão abertas até ao dia 29 de abril e os vencedores são conhecidos a 12 de maio, numa sessão online.

O concurso “Santa Casa Challenge COVID-19” procura soluções tecnológicas inovadoras que deem origem a plataformas, dispositivos, aplicativos, conteúdos digitais, serviços web ou de comunicação, que apoiem a população idosa, a sua segurança e saúde. As soluções apresentadas podem resultar de novas ideias já testadas e exequíveis do ponto de vista tecnológico ou da adaptação de soluções já existentes ou disponíveis no mercado e que estão a ser utilizadas noutros contextos. As candidaturas são feitas no site da Casa do Impacto até ao dia 29 de abril.

Após a candidatura submetida, um júri composto por elementos da SCML pré-selecionará 10 projetos para um pitch online, a acontecer no dia 12 de maio. No final é atribuído um prémio total de 100 mil euros, distribuído por até quatro soluções digitais.

As candidaturas são avaliadas segundo os seguintes critérios: adequação do perfil e envolvimento dos candidatos na concretização da solução; grau de inovação; aplicabilidade da solução ao desafio; grau de replicabilidade; impacto no público-alvo da aplicação da solução; e exequibilidade tecnológica.

“Dada a emergência mundial de saúde pública que vivemos, provocada pela pandemia da COVID-19, urge aplicar o modelo Santa Casa Challenge, que já tem tido resultados extraordinários, a esta realidade. Precisamos de reagir aos efeitos sociais negativos, a curto e longo prazo, produzidos pela pandemia na população idosa, que é mais vulnerável. Parte da nossa missão é também apoiar projetos e empreendedores sociais, fazendo a ponte com desafios reais que organizações como a Santa Casa vivem no terreno, para que possam desenvolver e implementar as suas soluções de uma forma eficaz” esclarece Inês Sequeira, Diretora do Departamento de Empreendedorismo e Economia Social da SCML e Diretora da Casa do Impacto.

Foto: Casa do Impacto

O Santa Casa Challenge é um concurso anual que teve a sua primeira edição em 2016. Parte de problemáticas de âmbito social ou ambiental para desafiar projetos com provas já dadas no mercado a desenvolver soluções que, depois de um rigoroso processo de seleção, poderão ser implementadas pela SCML ou pelos seus parceiros, na missão conjunta de apoio à população idosa, e receber ainda um prémio monetário para o seu desenvolvimento e em alguns casos, fazer um piloto junto com a Santa Casa ou dos seus parceiros.

Este concurso é dirigido pelo Departamento de Empreendedorismo e Economia Social, o mesmo equipamento da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa que gere a Casa do Impacto, hub de empreendedorismo e inovação social e ambiental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

4 × two =