SAP lança app que calcula a pegada de carbono das empresas

pegada de carbono das empresas
Imagem de Merio por Pixabay

A SAP SE disponibilizou um novo serviço que permite calcular a “pegada de carbono” das empresas. A SAP Product Footprint Management é uma solução que permite às empresas calcular o contributo para a produção de carbono dos seus produtos, ao longo de toda a cadeia de valor.

A app ajuda as empresas a tornarem os seus produtos mais sustentáveis e a prestarem informação, às entidades reguladoras, sobre a sua pegada ambiental. A solução dá resposta às necessidades no domínio da sustentabilidade, ajudando as empresas a reduzir as suas emissões de carbono e tornarem as suas operações mais sustentáveis.

Os objetivos de sustentabilidade são hoje tão importantes, para o êxito do negócio, como são os objetivos financeiros”, assinala Thomas Saueressig, responsável pela Engenharia de Produto da SAP. “Quando as empresas incorporam os dados sobre as emissões nos processos subjacentes ao negócio, a mudança poderá ser verdadeiramente impulsionada, pela tomada de decisões responsáveis em toda a cadeia de valor”.

Ao poder calcular o impacto ambiental dos vários cenários de produção, uma empresa produtora de bolachas, por exemplo, pode eleger o fornecedor de chocolate, tomando em conta não só o custo da matéria-prima, como também a sua pegada de carbono. Além disso, a solução SAP Product Footprint Management, não só equipa as empresas com a informação necessária para reduzirem as emissões de carbono ao longo das suas cadeias de valor, como pode possibilitar o intercâmbio de dados com clientes, fornecedores e parceiros de negócio, de forma a aumentar a transparência das emissões de âmbito 1, 2 e 3 de uma empresa.

As propostas normativas governamentais destinadas a combater os efeitos nocivos das alterações climáticas poderão custar às empresas até 120 mil milhões de dólares. Assim, um estudo recente da IDC revelou que a ligação entre as indicações financeiras e ambientais no relatório financeiro, bem como a redução das emissões de carbono, são temas prioritários para os decisores de TI.

“Há muito que a SAP tem um enfoque forte e dedicado nas suas próprias operações de sustentabilidade. O lançamento desta nova solução, aliado ao Projeto Pathfinder do WBCSD, representa uma oportunidade única de reunir as empresas, para impulsionar conjuntamente a descarbonização em todas as cadeias de valor e indústrias”, refere Marta Muñoz, Senior Research Director e Lead Technology & Sustainability Practice, da IDC EME.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

19 − 8 =