A biotecnológica portuguesa Sea4Us está a angariar até 1,2 milhões de euros através da Goparity, com o objetivo de iniciar em 2026 os ensaios clínicos de um novo analgésico para dor crónica, sem base em opióides. A campanha insere-se no projeto europeu Sea4Market e marca a maior operação de crowdlending promovida pela plataforma.
Spin-off da NOVA Medical School, a Sea4Us utiliza compostos marinhos para desenvolver novos tratamentos farmacêuticos. O fármaco em causa poderá representar uma alternativa eficaz e segura aos opióides, reduzindo os efeitos secundários associados. Os fundos captados antecipam subvenções públicas já atribuídas, permitindo à empresa acelerar o arranque dos ensaios clínicos.
“Esta campanha é um marco, não só para a Goparity e para a Sea4Us, mas também para o ecossistema financeiro e científico nacional”, afirma Manuel Nery Nina, cofundador da Goparity. Pedro Lima, CEO da Sea4Us, sublinha o impacto do financiamento ético: “A Goparity aproxima investidores e promotores com propósitos claros e sustentáveis”.
A iniciativa segue-se a uma campanha anterior que angariou 800 mil euros, valor já devolvido com juros. A nova ronda propõe um juro anual de 7,95%, pagamentos trimestrais e prazo de 18 meses. O investimento mínimo é de 10 euros.
A Goparity já canalizou mais de 1,3 milhões de euros para empresas healthtech e, desde a sua fundação, financiou mais de 400 projetos alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, somando mais de 50 milhões de euros investidos.