Seis Estratégias de Poupança Inteligente

Foto de rawpixel.com no Freepik

A Nickel, uma instituição financeira de pagamentos, reuniu estratégias de poupança para auxiliar as famílias portuguesas a manterem um orçamento equilibrado e garantirem uma maior segurança financeira a longo prazo.

Apesar do rendimento líquido disponível das famílias em termos reais ter aumentado, a taxa de poupança é praticamente metade dos valores registados em 2009, segundo dados do Banco de Portugal e do Eurostat. O objetivo, segundo a Nickel, é pensar na estabilidade a longo prazo e não ter em mente apenas as despesas imediatas.

1 | Investir em Educação Financeira

Aumentar os níveis de literacia financeira é essencial para uma gestão financeira eficaz. Desde a infância, é importante educar sobre a importância da poupança e do planeamento financeiro.

2 | Pagar-se em Primeiro Lugar

Em vez de poupar o que sobra no final do mês, reserve uma parte do seu rendimento para a poupança logo no início. Isso garante que a poupança seja uma prioridade.

3 | Ter um Orçamento Mensal

Faça um orçamento detalhado listando todas as receitas e despesas mensais. Isso ajuda a identificar áreas onde é possível poupar ou cortar gastos.

4 | Renegociar Contratos e Serviços

Avalie regularmente os contratos de serviços como telecomunicações, energia e bancos para garantir que está a obter as melhores condições e preços.

5 | Fundo de Emergência

Mantenha uma reserva financeira equivalente a pelo menos seis meses de despesas mensais para lidar com emergências sem recorrer a endividamento.

6 | Poupar em Custos Administrativos

Considere alternativas financeiras como bancos digitais para evitar comissões bancárias elevadas. Pesquise e compare opções para encontrar as mais vantajosas.

Investir em educação financeira, fazer da poupança uma prioridade, manter um orçamento mensal, renegociar contratos, criar um fundo de emergência e poupar em custos administrativos são estratégias essenciais para garantir a estabilidade financeira e enfrentar adversidades com resiliência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

19 − 11 =