Seis projetos portugueses entre os finalistas dos Prémios da Nova Bauhaus Europeia 2023

Foto de Worldfield “Weltacker” Rothenklempenow

Seis projetos portugueses estão entre os 61 finalistas dos prémios da Nova Bahaus Europeia (NEB), cuja promoção em Portugal está a cargo da Agência Nacional de Inovação (ANI).

Os finalistas: Reabilitar Troço a Troço (RTT); Programa Atlantis; Casas e Lugares do Sentir – Craft Lab; Science in Migrant Communities; A house is a mountain is a hat; e Worldfield “Weltacker” Rothenklempenow foram selecionados de entre mais de 1400 candidaturas.

Os portugueses vão agora competir na final europeia que reúne 61 ideias ou soluções relacionadas com uma das quatro categorias a concurso relacionadas com o meio ambiente, sustentabilidade, inclusão e comunidade. Por cada categoria existem três níveis de desenvolvimento do projeto.

Serão atribuídos, no total, 15 prémios,12 são selecionados por um júri (um por cada uma das quatro categorias a concurso em cada uma das três vertentes do prémio) e três selecionados através de uma votação pública (um por vertente).

Pode apoiar os finalistas nacionais através das votações que decorrem até 24 de maio. Cada pessoa só pode votar uma vez, podendo selecionar até três projetos por vertente. Entre os finalistas nacionais, um ficou apurado para a vertente A – New European Bauhaus Champions e os restantes na vertente C – New European Bauhaus Education Champions. Sendo assim, cada pessoa poderá votar no finalista nacional da vertente A e em três dos cinco finalistas da vertente C. São eles:

Vertente A – New European Bauhaus Champions:

Reabilitar Troço a Troço” (RTT) é um projeto de capacitação para a inovação na gestão sustentável da água, concebido para aproximar as pessoas dos recursos hídricos, através de soluções baseadas na natureza.

Foto de Programa Atlantis

Vertente C – New European Bauhaus Education Champions

Programa Atlantis é um Programa de Literacia do Oceano e tem como objetivo despertar e enraizar a responsabilidade ambiental e promover a proteção dos oceanos a nível local.

O projeto Casas e Lugares do Sentir – Craft Lab pretende fomentar a utilização das tecnologias de fabricação digital e dos processos do design como ferramentas de apoio e valorização da produção artesanal e preservar o património material e imaterial, em territórios rurais.

Science in Migrant Communities envolve comunidades migrantes carenciadas em toda a Europa em diálogos significativos sobre ciência. A iniciativa reúne estudantes e cientistas da mesma comunidade migrante para promover a literacia científica e o multilinguismo, bem como um sentimento de pertença comum.

A house is a mountain is a hat é um livro infantil acessível, tátil e de fácil leitura, sobre a arquitetura que explora “a casa” nas suas múltiplas dimensões. Está disponível em bibliotecas e livrarias e pode ser lido por crianças cegas ou com visão reduzida.

Worldfield “Weltacker” Rothenklempenow, é um projeto transfronteiriço, entre a Alemanha e Portugal, tendo como ponto de partida uma exposição ao ar livre que apresenta as interligações entre a alimentação, a agricultura e o solo.

Foto de A house is a mountain is a hat

Os vencedores serão conhecidos dia 22 de junho. A NEB é uma iniciativa criativa e interdisciplinar que liga o Pacto Ecológico Europeu aos espaços e experiências de vida. Os Prémios da NEB pretendem celebrar iniciativas exemplares que liguem sustentabilidade, estética e inclusão – os três valores complementares da NEB.

Recorde-se que, no ano passado, o projeto REPLAY foi um dos vencedores dos Prémios da NEB 2022, na categoria “Moldando um ecossistema industrial circular e apoiando o pensamento do ciclo de vida”. O projeto, liderado pela Zero Waste Lab e pela Precious Plastic Portugal,  desenvolveu uma rede de recolha e triagem de brinquedos em fim de vida, para a transformação em novos brinquedos.  Em 2021, o projeto AYR, do CEiiA, também arrecadou um prémio na categoria de “Produtos e Estilos de Vida”. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

19 − ten =