A Sesame HR, plataforma all-in-one de gestão de recursos humanos, anunciou a obtenção de um financiamento de 50 milhões de euros do BBVA Spark, destinado a acelerar a sua expansão internacional e reforçar o investimento em soluções baseadas em inteligência artificial (IA). O mercado português será um dos principais focos desta nova fase de crescimento.
O acordo entre o BBVA Spark e a Sesame HR introduz um modelo financeiro inovador no ecossistema tecnológico europeu, que permite às empresas crescer sem diluir capital. A estrutura do financiamento possibilita à startup investir na expansão e aquisição de novos clientes mantendo a independência acionista, com uma abordagem centrada em dados, desempenho e escalabilidade.
Para Albert Soriano, CEO da Sesame HR, “este instrumento é uma autêntica revolução para o ecossistema tecnológico europeu. Vai permitir-nos escalar internacionalmente, enquanto reforçamos a aposta em IA aplicada à gestão do talento”. Já Tiago Santos, Vice-Presidente de Comunidade e Crescimento da empresa, sublinha que “Portugal tem sido um dos mercados com maior adoção das soluções da Sesame HR, com empresas focadas na melhoria dos seus processos de gestão de pessoas, o que nos motiva a reforçar ainda mais o investimento no país”.
Segundo Miguel Ángel Alcalá, responsável do BBVA Spark em Espanha, “a nossa proposta de valor baseia-se em acompanhar empresas de alto crescimento que estão a transformar a economia através da tecnologia. Com a Sesame HR, partilhamos uma visão de crescimento sustentável, ligada aos dados e centrada nas pessoas”.
O novo modelo de financiamento, que combina monitorização em tempo real e gestão ágil de capital, surge como alternativa ao venture debt e ao equity financing tradicional, permitindo à Sesame HR aumentar a eficiência e automatizar processos internos com recurso à IA.
Com mais de 20 milhões de euros em receitas anuais recorrentes e 15.000 empresas clientes, a Sesame HR planeia agora reforçar a presença em Portugal e Itália e expandir para novos mercados, como França e Alemanha. Sediada em Valência, a empresa já conta com centenas de clientes portugueses, entre os quais a SportTV, KuantoKusta, Barkyn e iServices.