Sevilla FC Revoluciona Recrutamento de Jogadores com a IA Generativa

Na foto: Fernando Suárez, IBM Software director SPGI; José María del Nido Carrasco, presidente do Sevilla FC; Arturo Guerrero, Senior Manager Client Engineering IBM SPGI; Elías Zamora; Chief Data Officer Sevilla FC.

O Sevilla FC dá um passo revolucionário no mundo do futebol ao apresentar o Scout Advisor, uma inovadora ferramenta baseada na IA generativa watsonx da IBM. Desenvolvida em colaboração estreita entre o clube e a IBM, esta plataforma tem como objetivo aprimorar o processo de captação de jogadores, preenchendo a lacuna entre o scouting tradicional e a análise baseada em dados.

O departamento de dados do Sevilla FC trabalhou em conjunto com a equipa de Client Engineering da IBM para desenvolver o Scout Advisor sob a plataforma watsonx. Com esta ferramenta o clube vai explorar a sua base de dados de jogadores de forma mais eficiente, analisando dados quantitativos, como estatísticas de desempenho, e dados qualitativos não estruturados, incluindo relatórios de olheiros.

A solução utiliza o processamento de linguagem natural (PLN) para processar mais de 200 mil relatórios de olheiros, identificando padrões e características específicas dos jogadores. Os Large Language Models (LLMs) incorporados na ferramenta melhoram a precisão da identificação de jogadores, gerando listas de candidatos com base nos requisitos definidos pela equipa de olheiros.

O Scout Advisor surge como uma resposta inovadora aos desafios enfrentados na identificação de talentos no futebol. As decisões de recrutamento – frequentemente multimilionárias – envolvem um alto nível de incerteza, e a colaboração entre a IBM e o Sevilla FC procura modernizar esse processo. O uso da IA generativa visa superar as limitações do scouting tradicional, proporcionando ao clube uma vantagem competitiva na identificação eficiente de jogadores talentosos.

“A IA continua a mudar as regras do jogo para as empresas de muitos setores, que procuram modernizar as suas operações. Neste caso, mediante a produção de conhecimentos fiáveis e explicáveis que promovem os objetivos de um clube de futebol competitivo e, ao mesmo tempo, que transformam o trabalho de um olheiro de futebol”, salienta Ana Paula Assis, General Manager & Chairman, IBM EMEA.

José María del Nido Carrasco, presidente do Sevilla FC, expressa entusiasmo com a colaboração, destacando o potencial disruptivo do projeto. “Este ativo dá-nos uma vantagem significativa no processo de recrutamento de jogadores e permite-nos encontrar os melhores para a nossa equipa e continuar a melhorar o nosso desempenho em campo. Acreditamos que esta colaboração terá um impacto positivo não só no Sevilla FC, mas também na indústria desportiva como um todo”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

20 − seven =