Sites para Adultos e Streaming de Vídeo são as Principais Ameaças de Cibersegurança em Portugal

Relatório destaca riscos associados a conteúdos para adultos, streaming de vídeo e falsificação de marcas.

Foto de DC Studio em Freepik

Um estudo da NordVPN, empresa de cibersegurança, revela que os sites de conteúdos para adultos, streaming de vídeo gratuito e ligações falsas para o Office365 são as principais ameaças à cibersegurança em Portugal. Durante o mês de maio, a funcionalidade de Proteção contra Ameaças Pro da NordVPN bloqueou mais de 5 mil milhões de anúncios intrusivos, quase 40 mil milhões de rastreadores e 60 milhões de tentativas de infeção por malware.

Apesar de Portugal ser um dos países europeus menos afetados, com quase 1 milhão de incidentes de malware, a ameaça permanece significativa. Adrianus Warmenhoven, consultor de cibersegurança da NordVPN, alerta para a importância de usar ferramentas confiáveis e melhorar os conhecimentos em cibersegurança.

Os principais vetores de malware incluem sites de conteúdos para adultos e ligações falsas do Office365, que utilizam nomes de marcas conhecidas para enganar os utilizadores. Em Portugal, cada dispositivo enfrenta em média 82 ataques de malware por mês.

Para se proteger, é essencial adotar boas práticas de cibersegurança, verificar a origem dos ficheiros, ser cauteloso com os sites visitados e utilizar ferramentas de proteção contra ameaças digitais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

20 − 18 =