• News
  • Login
    Register
    About
    Help

News Item 

  • All
  • News
  • Entrepreneurship
  • Economy
  • Technology
  • Companies
  • Events
  • Guides
  • Interview
Back Smart Open Lisboa apresentou projetos-piloto para a transição energética

Smart Open Lisboa apresentou projetos-piloto para a transição energética

Empreendedor.com
Empreendedor.com
Entrepreneurship
Apr 23, 2023

O programa de inovação colaborativa da Câmara Municipal de Lisboa apresentou projetos-piloto para a transição energética da capital.

O programa de inovação colaborativa da Câmara Municipal de Lisboa juntou startups com organizações-chave em Portugal para liderarem a transição energética da capital. Os projetos desenvolvidos vão desde a aplicação de Inteligência Artificial à eletrificação até uma solução que permite monitorizar o comportamento dos veículos na cidade.

No âmbito do programa?Smart Open Lisboa Transição Energética, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa (CML), 10 empresas com presença no mercado nacional e startups, tanto nacionais como internacionais, juntaram-se para desenvolverem soluções focadas em acelerar a transição energética de Lisboa, rumo a uma cidade net-zero. Foram seis os projetos-piloto a chegarem ao final do programa para dar resposta a diferentes desafios da cidade e que passarão já para a fase de aplicação em contexto real, existindo outros ainda em estudo e com possibilidade de se virem a concretizar.

“O Smart Open Lisboa é mais uma das ferramentas essenciais para a transformação de Lisboa na Capital da Inovação. Esta transformação foi uma das metas que propusemos aos lisboetas e, para a atingirmos, estamos a trabalhar para promover a inovação de forma transversal à economia da cidade, aprendendo com o seu ecossistema empreendedor e trazendo-a também para os seus setores”, considera?Diogo Moura, Vereador da Economia e Inovação da Câmara Municipal de Lisboa.”Com este programa, continuamos a criar e a reforçar laços numa comunidade de instituições que veem a inovação de forma colaborativa como uma prática de co-criação e como solução para os desafios centrais das áreas estratégicas de Lisboa”, acrescenta-

Entre os projetos-piloto do programa está uma ferramenta analítica baseada em Inteligência Artificial e machine learning, desenvolvida pela startup EVE em parceria com a Brisa, e que auxilia na tomada de decisão relativamente à assistência rodoviária da sua frota elétrica. Num outro projeto-piloto, a Brisa juntou-se à Schréder numa parceria com a startup canadiana Liveable Cities, que vem monitorizar dois nós de autoestrada operados pela Brisa. A tecnologia da Schréder, combinada com as capacidades dos sensores da Liveable Cities, irá fornecer uma solução para monitorizar o comportamento dos veículos, as velocidades e os parâmetros ambientais e permitirá à Brisa compreender o comportamento do trânsito nas interceções e perceber o seu impacto ambiental.

Já a Carris, também em conjunto com a Schréder e a startup Liveable Cities,? vai fazer uma monitorização das condições ambientais nas suas instalações de armazenamento e manutenção. Esta solução permite detetar alterações, enquanto se concebem e implementam políticas para melhorar os procedimentos operacionais utilizados nas instalações. Simultaneamente, a Carris vai reforçar a aposta na transição energética com um segundo projeto-piloto, baseado na análise de dados sobre o desempenho dos seus veículos. O projeto, com a startup irlandês EVE, tem como objetivo otimizar a gestão da frota e reduzir o consumo de energia – e consequentes emissões de CO2. Este piloto irá aplicar a tecnologia nos veículos elétricos ligeiros da Carris.

A ANA – Aeroportos de Portugal, em conjunto com a startup espanhola Predictive Company está a desenvolver um piloto que irá permitir a integração da tecnologia de IA no Terminal 2 do Aeroporto de Lisboa, para tornar mais eficiente o seu sistema de climatização. Este projeto levará ainda à poupança de energia, otimização dos custos e à redução das emissões de CO2. Por fim, a empresa está também a estudar a possibilidade de avançar com novas abordagens e com a implementação de microturbinas eólicas em contexto de aeroporto.

Esta edição introduziu ainda no programa a criação de uma componente de comunidade que assenta numa plataforma de partilha de conhecimento e experiências, e que permite às empresas envolvidas discutirem temas prioritários com uma visão estratégica. Este Smart Open Lisboa, focado na Transição Energética é um dos verticais do programa Smart Open Lisboa (SOL), que tem como objetivo promover a inovação e colaboração entre diferentes stakeholders – a cidade, os seus cidadãos, empresas e startups.


Empreendedor.com
Empreendedor.com
A Revista do Empreendedor é uma publicação digital independente, sediada em Portugal, que promove o conhecimento prático e estratégico no universo dos negócios.
In the world of business, the people who are most successful are those who are doing what they love
Warren Buffett
American Business Investor
Next Events
Empreendedor.com
Sobre o Empreendedor.com
Estatuto Editorial
Ficha Técnica
Termos de Utilização
Contacts
Contactos
  contacto@empreendedor.com

  • © 2026 Copyright Empreendedor
  • Privacy Policy
  • Cookie Policy
Powered By