Sophos aposta em IA para reforçar cibersegurança

Sophos adquire Arco Cyber e aposta em IA para reforçar a governação de cibersegurança nas organizações.

Na foto: Joe Levy, CEO da Sophos

A Sophos anunciou a aquisição da britânica Arco Cyber para integrar capacidades de governação de cibersegurança reforçadas por inteligência artificial e levar competências de nível CISO a mais organizações.

A Sophos anunciou a aquisição da Arco Cyber, empresa britânica especializada em governação de cibersegurança, numa operação que reforça a aposta da multinacional na integração de inteligência artificial aplicada à gestão de risco.

Segundo a empresa, a aquisição permitirá acelerar o desenvolvimento do programa “Sophos CISO Advantage”, um conjunto de capacidades destinadas a apoiar organizações com e sem liderança dedicada à segurança da informação. A abordagem combina sistemas assistidos por IA com supervisão humana, com o objetivo de fornecer visibilidade contínua sobre a eficácia dos controlos de segurança e o enquadramento face a requisitos de risco e conformidade.

Joe Levy, CEO da Sophos, afirma que “não faltam tecnologias de segurança exemplares no mercado”, mas que muitas organizações enfrentam dificuldades em “governar essas ferramentas, compreender se os controlos estão realmente a funcionar e tomar decisões informadas sobre o risco”. O responsável considera que a integração da Arco Cyber reforça a capacidade da empresa em oferecer maior clareza e responsabilização na gestão do ciberrisco.

De acordo com dados citados pela Sophos, existem cerca de 359 milhões de organizações em todo o mundo, mas menos de 32 mil contam com um Chief Information Security Officer (CISO). Neste contexto, a empresa pretende disponibilizar, através do seu ecossistema de parceiros e fornecedores de serviços geridos (MSPs e MSSPs), competências de governação que aproximem as organizações de um modelo de liderança de nível CISO.

Phil Harris, Research Director da IDC para soluções de Governance, Risk and Compliance, refere que as organizações estão cada vez mais focadas em demonstrar o impacto dos investimentos em segurança, acrescentando que plataformas que integrem operações, garantia e medição baseada no risco estão mais alinhadas com as exigências atuais de conselhos de administração, reguladores e seguradoras.

A Arco Cyber será integrada na Sophos como equipa dedicada ao desenvolvimento destas capacidades, que passarão a ser disponibilizadas através da plataforma Sophos Central.