De 25 a 27 de março de 2026, o Cais Mauá, em Porto Alegre, recebe a nova edição do South Summit Brazil, que em 2025 gerou mais de 33 milhões de dólares em impacto económico.
A quinta edição do South Summit Brazil foi oficialmente anunciada e decorrerá de 25 a 27 de março de 2026, no Cais Mauá, em Porto Alegre. Coorganizado pela IE University e pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o evento reafirma o Brasil como um polo estratégico de inovação e empreendedorismo na América Latina.
O lançamento contou com a presença de autoridades, parceiros e representantes do ecossistema de inovação, marcando o início de uma nova edição que promete ampliar o impacto económico e social do encontro. “Porto Alegre e o Rio Grande do Sul são hoje uma referência porque compreenderam que inovação é criar impacto, melhorar vidas e construir o futuro”, afirmou José Renato Hopf, presidente do South Summit Brazil.
Para María Benjumea, fundadora e presidente global do South Summit, “o ADN do evento é conectar todos os atores do ecossistema empreendedor e maximizar oportunidades de negócio, reforçando a relevância global da região”.
Entre as novidades de 2026 destaca-se a criação do Comité de Impacto Social, dedicado à diversidade e ao crescimento inclusivo, além do regresso de iniciativas como a South Summit RUN e a Women’s by South Summit Brazil, que reforçam a presença feminina na inovação.
Já estão confirmados nomes como Arturo Nuñez (AIE Creative LLC), Hernan Kazah (Mercado Libre e Kaszek), Kim Farrell (TikTok) e Priscyla Laham (Microsoft Brasil). Mantendo o compromisso com a renovação, 70% dos oradores serão novos, abordando temas que atravessam o ecossistema global de negócios e tecnologia.
Um estudo realizado pela Alvarez & Marsal confirma que a edição de 2025 gerou mais de 33 milhões de dólares em impacto económico, criou cerca de 4.000 empregos e contribuiu com 2,6 milhões de dólares em impostos. Desde a sua estreia no país, o South Summit já impactou mais de 12.000 pessoas através de iniciativas sociais e formativas.
O evento é organizado pela Spain Startup e pela 4all, com coorganização do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e da IE University. Em 2025, recebeu 23.000 participantes de 62 países, 3.000 startups e 900 investidores que gerem mais de 215 mil milhões de dólares em ativos.







