Start Europe e Inov.Org promovem Inovação Organizacional

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

O Ciclo de Conferências Start Europe promove debate sobre Inovação Organizacional como instrumento para melhorar a produtividade e bem-estar dos trabalhadores. O evento é organizado pela INOV.ORG – Associação para a Inovação Organizacional, em parceria com a Start Europe e conta com o apoio do jornal Empreendedor. Com esta iniciativa os organizadores pretendem dinamizar uma reflexão sobre o programa nacional de sensibilização para a inovação organizacional.

“As abordagens tradicionais, centradas nas pessoas em si mesmas, tentando melhorar o seu desempenho e compromisso, não têm sido suficientes para provocar melhorias na produtividade e no bem-estar das pessoas. A pior taxa de aumento de produtividade no espaço europeu, nos últimos dezassete anos, e cerca de metade dos colaboradores em stress laboral, mostram que é necessário adotar novas abordagens” explica Jorge Coelho, presidente da Inov.org.

Uma nova perspetiva de Workplace Innovation está a ser introduzida na Europa e dá força à gestão baseada nas equipas e nas lideranças partilhadas, criando condições para colocar todo o potencial dos colaboradores na implementação da estratégia das organizações.

“O Workplace Innovation tem mostrado no norte da Europa que a adoção das suas práticas conduz a melhorias de produtividade entre 20% e 60% e com níveis de bem-estar melhores. Proporciona uma maior atração, retenção e aproveitamento dos talentos”, sublinha Jorge Coelho.

“O Workplace Innovation tem mostrado que a adoção das suas práticas conduz a melhorias de produtividade”

Reuniões em Lisboa e Porto

A iniciativa conta com duas sessões, organizadas em forma de workshop, que vão decorrer em 4 e 5 de março, primeiro em Lisboa, no salão Nobre do IAPMEI, e no dia seguinte, no Porto.

“Pretendemos que estes workshops constituam o lançamento de um projeto que envolva as várias instituições e empresas nacionais numa comunidade de prática de inovação organizacional que acelere a transferência de conhecimento e de experiências entre gestores e profissionais no espaço europeu” adianta Jorge Coelho.

A Inov.org é uma associação sem fins lucrativos que tem por missão promover a investigação, implementação e divulgação de práticas indutoras de inovação nas organizações, com vista à melhoria da gestão, da produtividade e bem-estar das pessoas.

Criada a partir do extinto Instituto Português de Business Process Management, a associação integra a EUWIN – European Workplace Innovation Network, e pretende assumir-se como influenciador de políticas públicas de adoção de práticas de inovação organizacional.

Start Europe, por seu turno, é uma organização que  pretende discutir e disseminar o papel da Comissão Europeia na criação de condições que melhorem o sucesso da economia no espaço europeu, através da realização e promoção de conferencias por toda a Europa.

Em Portugal a iniciativa da Start Europe conta com o apoio do jornal Empreendedor, em parceria com as mais prestigiadas universidades e associações empresariais portuguesas, e coordenadas por personalidades especializadas em cada uma das áreas temáticas, sempre com o foco no espaço europeu.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

20 − 1 =