Start Europe – O Futuro da Europa “começa” em nós!

logótipo da Start Europe
Foto: logótipo da Start Europe

A Iniciativa Start Europe nasceu da necessidade de criação de um “framework” que ajude a informar e a mobilizar os cidadãos, empresas e organizações no sentido da criação de projectos e iniciativas que reforcem o papel da Europa no mundo em acordo com os ideais e valores Europeus.

A Start Europe pretende incentivar e reforçar a participação de entidades das diversas regiões europeias, sejam elas universidades, organizações, empresas ou até mesmo grupos de cidadãos, através da criação de actividades em diversos áreas e sectores. Estas (actividades) irão por sua vez incentivar e conectar os diversos “stakeholders” ajudando a maximizar o alcance e o potencial dos seus projectos e iniciativas.

Como nasceu a Start Europe?

A iniciativa nasceu em 2018 pela mão dos seus fundadores, Miguel Cordeiro, Bruno Monarca e João Vinagre, através da constatação de necessidades em áreas como a informação, comunicação, cooperação e expansão de projectos de âmbito europeu e regional.

A participação de algumas actividades em alguns países europeus, missões internacionais e a consulta a entidades e organizações regionais e europeias ajudou a desenvolver o conceito e a missão do Start Europe. Posteriormente, em Maio de 2019 o jornal Empreendedor foi uma das entidades seleccionadas para participar no evento Trade Policy Day 2018, que se realizou em Junho.

O Empreendedor preparou e submeteu várias candidaturas de atividades ao Coordenador Nacional de Campanhas da Comissão Europeia, Rui Martins, tendo sido adjudicadas uma conferência em Guimarães, um workshop em Braga e, posteriormente um colóquio científico na Universidade de Coimbra.

Passar à acção

Os eventos aprovados pretendem discutir o temas dos tratados comerciais europeus com foco em temas como o Empreendedorismo, a Sustentabilidade, e mais especificamente a Indústria Têxtil. Estes eventos realizam-se nos próximos dias 25, 26 e 30 de Setembro, podendo o programa e informação sobre oradores ser consultado no site https://www.starteurope.com, assim como as respetivas inscrições para participar no evento.

Os eventos contam com o apoio institucional de várias entidades como a JEUNE – Young Entrepreneurs Association of the European, o Gabinete em Portugal do Parlamento Europeu, a Braga Invest, o Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (Coimbra), a ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, bem como com outras organizações e empresas.

A iniciativa é gerida em Portugal pelo Empreendedor e, a nível europeu, pelo grupo Media Invest.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

eighteen + 11 =