Startups podem receber até 500 mil euros no Re_source 4.0

O Re_source 4.0 abre candidaturas internacionais para startups com soluções circulares em embalagens, oferecendo até 500 mil euros de financiamento.

Foto de Re_Source

A Sociedade Ponto Verde e a Beta-i lançaram a 4.ª edição do programa Re_source, que abre candidaturas internacionais para startups com soluções de economia circular na gestão de embalagens e resíduos, com acesso a financiamento até 500.000 euros.

O programa procura projetos alinhados com três objetivos estratégicos: aumentar a reciclagem de vidro em Portugal para 75% até 2030, reduzir em 5% os resíduos de embalagens urbanos per capita até 2030 e digitalizar os fluxos de informação do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE) até 2034.

As startups selecionadas terão oportunidade de desenvolver projetos-piloto em colaboração com parceiros da cadeia de valor, validando soluções em contextos reais com apoio técnico e estratégico. Além do financiamento, os participantes ganham acesso a uma rede de especialistas e visibilidade junto de entidades reguladoras e decisoras.

As candidaturas decorrem até 17 de outubro em resource-innovation.com, com benefícios Early Bird para submissões até 3 de outubro, incluindo feedback personalizado e prioridade de apresentação. Após a primeira ronda de seleção, os finalistas serão convidados a participar num Bootcamp em novembro. A fase de implementação dos projetos-piloto está prevista entre dezembro de 2025 e fevereiro de 2026.

“O Re_source 4.0 é uma oportunidade única para desenvolver soluções que façam evoluir a cadeia de valor das embalagens em Portugal. Queremos criar um ecossistema colaborativo onde se partilha conhecimento, se testam soluções reais e se gera impacto na economia circular”, sublinha Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde.

Ana Costa, Sustainability & Blue Economy Director da Beta-i, acrescenta que o programa reflete a maturidade crescente da comunidade: “os desafios são mais abrangentes e urgentes, mas também mais colaborativos. Esta edição vai aproximar-nos do futuro da inovação em embalagens.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

6 − 2 =