Sustentabilidade e Negócios: Orientações para Empresas que Querem Fazer a Diferença

Foto de Freepik

As empresas enfrentam desafios constantes, que na atualidade se concentram nas problemáticas sociais e ambientais. Para dar resposta a essas exigências, têm agora quatro forças impulsionadoras de mudança sustentável: Regulação, Investimento, Consumo e Talento.

O impacto destas quatro forças pode ser negativo ou positivo, podendo atuar como fatores disruptores da atividade ou como fatores de crescimento económico e expansão no mercado. Por isso, a sustentabilidade pode ser um risco ou uma oportunidade para as empresas – tudo depende da forma como esta é tratada e das medidas tomadas neste sentido.

Para ajudar os empreendedores e empresários a navegar nestas incertezas, a Goparity promove um MeetUp com o tema “Negócios e Sustentabilidade: uma relação complicada?” No evento, Iara Comunello Martins, Impact Manager da Goparity, juntamente com Graça Fonseca, CEO da Because Impacts e Gonçalo Mendes, Sustainability Manager da Because Impacts, irão esclarecer dúvidas relacionadas com os principais desafios de sustentabilidade que se colocam às empresas e mostrar como estes se podem transformar em oportunidades.

Na foto: Iara Comunello Martins, Gonçalo Mendes e Graça Fonseca

A inciativa decorre online no próximo dia 23 de novembro, e a inscrição para o evento é feita através de um formulário disponível no website. Para os leitores do Empreendedor, Iara Martins, Graça Fonseca e Gonçalo Mendes reuniram quatro dicas a ter em conta por empresas que querem ter um impacto positivo na sociedade e no planeta:

1 | Integrar a Sustentabilidade na Liderança

Incluir a sustentabilidade nos processos de liderança e de tomada de decisões da empresa pode ser uma estratégia a ter em conta. Para isso, é importante assegurar que os objetivos ambientais e sociais fazem parte da estratégia e operações de negócios principais, refletindo um compromisso com princípios de sustentabilidade desde o mais alto nível da organização.

2 | Transparência nos Relatórios ESG

É fundamental para qualquer empresa o desenvolvimento de um quadro sólido para relatórios transparentes sobre iniciativas e resultados de sustentabilidade. Isto deve incluir não só os sucessos, mas também os desafios, bem como as áreas que podem ser melhoradas. Esta estratégia ajuda a criar confiança junto de todas as partes interessadas.

Foto de wayhomestudio no Freepik

3 | Melhorar o Envolvimento Social e o Bem-Estar da Equipa

Criar um ambiente de trabalho inclusivo e diversificado e participar ativamente no desenvolvimento da comunidade são ações cada vez mais importantes para quem procura construir uma equipa coesa e focada nos mesmos objetivos. Esta abordagem não só ajuda a construir uma imagem de marca positiva, como também é crucial para a sustentabilidade e sucesso a longo prazo.

4 | Promover Práticas Comerciais Éticas e Inovadoras

Alinhar as operações comerciais com princípios éticos não se trata apenas de conformidade, trata-se também de definir um rumo para práticas mais responsáveis e inovadoras. Assim, é fundamental incentivar a adoção de elevados padrões éticos e encarar estas práticas como uma base para soluções inovadoras e crescimento empresarial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

13 − twelve =