TalentSpot: Recrutar através da inteligência artificial

Imagem de website TalentSpot

O ManpowerGroup apresentou uma nova solução digital que oferece às empresas uma ferramenta ágil e eficaz para recrutarem os perfis mais difíceis de encontrar. A plataforma vem responder ao problema da escassez de talento nas áreas de Life Sciences e Tecnologia.

TalentSpot by ManpowerGroup é a nova plataforma de recrutamento inteligente que permite às empresas encontrarem os candidatos com os perfis mais exigentes em apenas 10 dias. Através do recurso à Inteligência Artificial (IA) e a uma base de recrutadores experientes freelancers, pretende oferecer uma proposta disruptiva nas áreas de Tecnologia e de Life Sciences, setores onde as empresas enfrentam uma elevada dificuldade em preencher as vagas que lançam para o mercado.

A plataforma surge para unir os melhores recrutadores a empresas com necessidades de talento não resolvidas, otimizando o acesso aos perfis especializados que estas precisam para se desenvolver. Permite gerir os processos de recrutamento de forma simples, conveniente e com um único interlocutor e interface, acelerando o ritmo de contratação. Desta forma, garante o acesso das empresas a fontes alternativas de candidatos, por via da adoção de um modelo que oferece flexibilidade e agilidade na resposta, combinando a capacidade de tratamento e interpretação de dados da Inteligência Artificial com as competências comportamentais de recrutadores especialistas.

“A escassez de talento é uma realidade do mercado de trabalho atual. Segundo o último Talent Shortage Survey do ManpowerGroup, 60% das empresas portuguesas têm dificuldade em preencher as vagas que lançam para o mercado, algo que é particularmente evidente em setores como o tecnológico e o da Saúde, onde a crise pandémica e a crescente digitalização de empresas e negócios, tem levado a uma crescente competitividade na atração e acesso ao talento. Por outro lado, a maioria dos candidatos nestas áreas são candidatos passivos, pelo que os métodos e canais tradicionais, como os portais de emprego, se revelam menos adaptados e eficazes. Face a este contexto, a TalentSpot surge como uma proposta disruptiva, capaz de identificar e entregar o Talento mais escasso, oferecendo assim às empresas uma resposta eficaz e ágil a este desafio”, explica Vitor Antunes, Managing Director da Manpower Portugal e responsável pelo desenvolvimento desta nova área de negócio.

Depois da empresa descrever o perfil que procura e as características do cargo que quer preencher, a TalentSpot, identifica os três melhores recrutadores para atrair aquele tipo de profissional, com base em Inteligência Artificial, atribuindo-lhes a tarefa de executarem esses processos de recrutamento. Depois de aceitar o desafio, o recrutador fará toda a comunicação com o cliente através da plataforma, desde a fase de entrevistas até à proposta ao candidato. Entre os vários perfis tecnológicos procurados podem estar, por exemplo, o de analista de dados, administrador de sistemas ou desenvolvimento de software, assim como, na área da Saúde, enfermeiros, médicos, investigadores, técnicos de laboratório ou farmacêuticos.  

Além de uma solução para as empresas que enfrentam desafios no recrutamento, esta plataforma surge também como uma fonte de rendimento estável e um canal adicional de negócio para os recrutadores independentes. Sem regime de exclusividade e sem que tenham de investir na angariação de clientes, permite-lhes manter a sua independência e flexibilidade, mas também definirem os seus horários de trabalho, além de trabalharem com empresas nacionais e internacionais, de diferentes tipologias e dimensões.

Os recrutadores que pretendam inscrever-se na plataforma e trabalhar remotamente para a TalentSpot em regime freelancer, podem fazê-lo em https://talentspot.pt/. Já as empresas com necessidades de recrutamento não resolvidas que queiram também aderir a esta nova solução devem preencher o formulário existente no site, pedindo uma proposta comercial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

twenty − sixteen =