Tecnologia da cloud pode gerar 11 mil empregos nos próximos 5 anos

Imagem de Akitada_31 no Pixabay

Estudo revela que a economia Salesforce poderá criar até 11.100 empregos em Portugal e gerar mais de mil milhões de euros de receita às empresas nacionais até 2026. O IDC Salesforce Economy 2021 analisou a área de atuação da empresa de tecnologia e estima que, até 2026 o ecossistema de parceiros da Salesforce em Portugal poderá superar cinco vezes o volume da própria Salesforce no país.

A Salesforce, empresa tecnológica multinacional líder em Customer Relationship Management (CRM), apresentou os resultados do novo relatório da consultora independente IDC, sobre o potencial de crescimento da sua área de negócio. O estudo aponta para um ecossistema da empresa em Portugal capaz de criar 11.100 novos empregos até 2026 e gerar mais de mil milhões de euros de receita às empresas.

O estudo revela ainda que, até 2026, a tecnologia da cloud da Salesforce será um poderoso motor de crescimento para o ecossistema de parceiros empresariais em Portugal, capaz de gerar 5,58 euros por cada euro de investimento.

Na Europa Ocidental, onde se inclui Portugal, o estudo da IDC prevê que as tecnologias relacionadas com a cloud serão responsáveis por 28% dos gastos em transformação digital este ano, crescendo até 39% em 2026, à medida que as empresas vão-se focando na construção das suas infraestruturas tecnológicas.

O trabalho remoto, a necessidade de estar em contacto com os clientes de forma não presencial e os esforços por maior sustentabilidade dos negócios serão os motores da digitalização, que irá continuar a aumentar a sua importância nos anos que se seguem.

À medida que mais empresas estão focadas na construção das suas infraestruturas digitais para apoiar as equipas que trabalham de forma remota, as tecnologias da cloud têm ajudado as empresas a ajustarem-se às incertezas, permitindo o trabalho remoto e a relação com o cliente também de forma remota, num processo de desenvolvimento tecnológico que é cada vez mais acelerado.

A consultora IDC prevê ainda no seu relatório, que a utilização da Salesforce e dos seus serviços cloud em Portugal, irá gerar 420 milhões de euros em 2021 através das empresas que utilizam estas tecnologias, catapultando esses valores para mais de mil milhões de euros, em 2026.

Hoje, o ecossistema dos parceiros Salesforce que fornecem os serviços cloud a empresas em Portugal é cinco vezes maior do que a própria Salesforce no país e, de acordo com a IDC, será sete vezes superior em 2026. O estudo conclui ainda que as receitas deste ecossistema em Portugal sejam 3,5 vezes superiores às de 2020, em 2026.

“Este novo relatório alarga a análise até 2026 e fornece uma visão mais tangível sobre a forma como as empresas estão a transformar-se num mundo cada vez mais digitalizado”, explica Fernando Braz, Country Leader da Salesforce em Portugal.

O estudo, realizado pela IDC para a Salesforce, estima a participação atual e futura da empresa nos benefícios para a economia geral, gerados pela computação cloud e analisa também o tamanho do ecossistema que suporta a Salesforce, usando a investigação da IDC sobre a proporção de gastos em serviços profissionais para assinaturas na cloud; a proporção de vendas de hardware, software e rede para gastos com computação em nuvem pública e privada; e a proporção de gastos com ferramentas de desenvolvimento de aplicações para aplicações desenvolvidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

19 + nine =