TEDxPorto regressa a 28 de março com foco no “(In)visível”

O tema “(In)visível” atravessa todo o programa da edição de 2026 do TEDxPorto, focando nos temas ocultos que moldam a sociedade.

Foto de 14ª Edição do TEDxPorto

O TEDxPorto regressa à Alfândega do Porto a 28 de março de 2026 para a sua 15.ª edição, sob o mote “(In)visível”, com um programa que propõe refletir sobre os fatores ocultos que moldam a sociedade, a democracia, a ciência e os processos criativos.

Entre os primeiros oradores confirmados estão Melissa Fleming, subsecretária-geral das Nações Unidas, e Susanne Kaiser, jornalista e autora especializada na análise de estruturas de poder e dinâmicas democráticas. A edição deste ano contará ainda com intervenções do chef José Avillez, do professor catedrático José Soares e das escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.

Melissa Fleming, responsável pelo Departamento de Comunicação Global das Nações Unidas, levará ao palco do TEDxPorto uma reflexão sobre integridade da informação, desinformação e discurso de ódio, sublinhando o impacto destes fenómenos na preservação das democracias e na forma como as sociedades interpretam a realidade. Já Susanne Kaiser abordará as ameaças contemporâneas aos pilares democráticos, com particular atenção ao contra-ataque antifeminista e às suas implicações políticas e sociais.

O tema “(In)visível” atravessa todo o programa da edição de 2026, convidando o público a olhar para os bastidores da ciência, da arte, da tecnologia e do pensamento crítico — domínios onde, muitas vezes longe dos holofotes, nascem ideias com capacidade transformadora.

Com 14 edições realizadas e recentemente distinguido com o selo “Legacy” pela organização global TED, o TEDxPorto afirma-se como um dos maiores eventos TEDx a nível mundial, integrando uma rede internacional de mais de 3.500 iniciativas anuais dedicadas à partilha de ideias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

4 + 7 =