The Green Journey apoia soluções para a transição energética no Turismo

Foto de Thom Holmes no Unsplash

Turismo de Portugal e Beta-i anunciaram, a criação de uma edição “verde” do programa de aceleração dedicado ao desenvolvimento de projetos sustentáveis com impacto real no sector do Turismo. O programa The Green Journey procura startups com soluções para acelerar a transição energética neste ramo de atividade estratégica para o país.

Com o objetivo de reforçar o posicionamento de Portugal enquanto destino turístico sustentável e seguro, a consultora de inovação colaborativa Beta-i, com o apoio do Turismo de Portugal, anunciou uma nova edição do programa The Journey, desta vez com foco na promoção da sustentabilidade no setor.

Durante oito meses, o The Green Journey desafiará startups de todo o mundo a colaborar com empresas de referência no turismo para o desenvolvimento de projetos-piloto que visem promover a eficiência energética, reduzir o impacto ambiental e promover Portugal enquanto um destino de eleição para turistas e empresas preocupados com a gestão ambiental do setor.

“Este ano, por trás deste impulso à tecnologia, decidimos incluir a componente da sustentabilidade, da proteção pelo planeta e o respeito pelas pessoas como elementos essenciais para o crescimento do setor”, justificou o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, na apresentação de lançamento do programa, no decorrer da BTL.

Já o CEO da Beta-i Portugal, Diogo Teixeira, ressaltou que “o turismo tem de ser cada vez mais uma atividade que respeita todos os índices de sustentabilidade e que dá o exemplo. Os clientes vão exigir mais práticas sustentáveis e, se as empresas não as integrarem, vão perder vantagem competitiva. Neste sentido, desafiamos os players do sector a ter coragem de tomar decisões com base naquilo que ainda não foi feito e a dar estes primeiros passos em conjunto com startups de todo o mundo.”

Foto de Pelayo Arbués no Unsplash

O programa decorre entre abril e novembro, e as startups selecionadas irão desenvolver pilotos em conjunto com as empresas parceiras, sob a gestão técnica da consultora Beta-i. Partindo do tema principal – a transição energética – o programa desdobra-se em temas estruturantes para o futuro do turismo em Portugal como o crescimento do setor face à integração dos diferentes atores económicos presentes nos destinos de visita, visando um maior equilíbrio da prosperidade setorial.

Assim, o The Green Journey explora dois macro-conceitos presentes na estratégia do Turismo de Portugal até 2027: os de prosperidade e responsabilidade. O primeiro diz respeito ao desenvolvimento de soluções de transição energética capazes de fomentar empregos e economias regionais, permitindo assim que a atividade turística tenha um impacto positivo nas populações residentes e atraia os “turistas sustentáveis”.

Já o segundo conceito tem como objetivo permitir a construção de destinos turísticos alinhados na cadeia de valor, aproximando os bens culturais e naturais portugueses e a confiança de proteger o legado para as gerações futuras enquanto um modelo mais maduro para a evolução desta indústria no país.

O programa The Journey conta já com quatro edições, ao longo das quais recebeu mais de 400 soluções e modelos de negócio para avaliação, vindas de quase 80 países, e selecionou 56 startups para colaborar com 20 parceiros do sector dando origem a 51 pilotos com impacto real na indústria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

thirteen + six =