The Inventors vence Programa Banco Montepio Acredita Portugal

Fundador de The Inventors recebendo o prémio (foto de Unlimit)

The Inventors foi a startup vencedora do programa Banco Montepio Acredita Portugal. O programa de aceleração que dá continuidade ao concurso promovido pela Associação Acredita Portugal, premiou ainda a GoWizi, BeGreen, Hoterway, WhyWaste e Witseed nas diferentes categorias da competição.

A 12.ª edição do programa de empreendedorismo, promovido em parceria com o Banco Montepio, foi também a última a utilizar o nome “Acredita Portugal”, uma vez que a associação mudou a sua denominação para  Unlimit. A iniciativa ofereceu, ao longo dos últimos 12 anos, a oportunidade de empreendedores, com ideias inovadoras, construírem o seu projeto, usufruindo de mentoria, formação e investimento, por forma a terem ferramentas para promover um crescimento acelerado do seu negócio.

Como habitualmente, os prémios foram atribuídos em seis categorias: Empreendedorismo Social, Mobilidade, Cidades Inteligentes, H2O Inovação e Soluções Tecnológicas, além da categoria Acredita Portugal, sendo que na edição deste ano foram, respetivamente: The Inventors, GoWizi, BeGreen, Hoterway, WhyWaste e Witseed.

Miguel Queimado, Fundador da Unlimit afirma que “é com imenso gosto que assinalamos o fim de mais uma edição do Programa Banco Montepio Acredita Portugal que mais uma vez encerra com seis vencedores de excelência. Conseguimos atrair um leque muito diversificado de startups interessadas em acelerar os seus negócios, algo que vemos refletido nesta classificação final.”

Pedro Leitão, CEO do Banco Montepio fez questão de frisar “Hoje, celebramos, uma vez mais, o engenho humano. Distinguimos o que de melhor pode caracterizar a nossa cidadania, quando ativa: a capacidade de fazer a diferença e de devolver à sociedade a confiança e a esperança no progresso conjunto. A nossa parceria com a Acredita Portugal/Unlimit representa uma pedra basilar sobre a qual assentam as premissas de inovação social, ambiental e económica que endereçam a capacidade do Grupo Banco Montepio “fazermos bem o Bem”

Entrega do prémio ao fundador da GoWizi (foto de Unlimit).

Os vencedores da edição de 2022

The Inventors, venceu a categoria de Empreendedorismo Social e tem como objetivo inspirar uma nova geração de inventores através de experiências educativas para crianças dos 5 aos 14 anos nas áreas das engenharias, artes e criatividade. Foi também a startup vencedora do prémio Melhor Startup do Ano, garantiu um lugar em formato de stand na edição de 2023 da Web Summit.

Já a GoWizi, vencedora na categoria da Mobilidade, é um software de planeamento automatizado para entregas. Esta, permite que a delivery seja feita no próprio dia ao recorrer a tecnologia baseada em inteligência artificial para agilizar o processo.

BeGreen, responsável pela maior estufa urbana da América Latina, é a vencedora na categoria Cidades Inteligentes. A empresa constrói e opera estufas dentro de cidades, com tecnologia que aumenta a produtividade em 28 vezes por metro quadrado. Reduz ainda o desperdício ao entregar produtos alimentares frescos e sustentáveis.

No caso da H2O Inovação, a premiada é a Hoterway, que atua na área da eficiência hídrica e da energia passiva. Com uma proposta de valor para reduzir o tempo de espera pela água quente nos edifícios residenciais e comerciais.  

Na categoria Soluções Tecnológicas, o prémio vai para a WhyWaste, que utiliza ferramentas como big data e inteligência artificial para ajudar retalhistas alimentares, como a Makro e Dia a reduzir em 75% o desperdício alimentar.

Na última categoria, nomeada Acredita Portugal, que abrange todos os setores da inovação, o destaque vai para a Witseed, a Netflix da formação profissional corporativa. É responsável pela produção de documentários educacionais com o objetivo de escalar a estratégia de interação de profissionais em grandes empresas.

A classificação destas startups foi anunciada hoje no demo day, fase final do programa, que decorreu em Lisboa, onde as startups apresentaram os seus projetos a um júri, representado pela UnlimitBanco MontepioÁguas de GaiaBrisaGAIURB e KCS IT.

Esta edição do Programa Banco Montepio Acredita Portugal, contou com mais de 3257 inscrições, com origem em 27 países, de todos os continentes. Além de Portugal, Brasil, Angola e outros países de língua portuguesa, contaram também com soluções provenientes dos Estados Unidos, Venezuela, Índia e Austrália, e dos europeus Espanha, Inglaterra, Holanda e Alemanha.

Ao longo de 12 anos, este programa já apoiou mais de 100 mil equipas em diversas áreas, sendo que 23% criaram um protótipo viável logo a seguir ao programa, 25% dos projetos conseguiram apoios de vários canais de financiamento, 73% tiveram até 100.000€ de faturação, um ano após a sua participação, e foi angariado um financiamento total aproximado de 68 milhões de euros.

Fundada em 2008, como “Acredita Portugal”, a associação está a passar por um processo de rebranding, uma mudança que visa, segundo a organização, posicionar-se internacionalmente, desenvolvendo programas de conexão entre startups globais e organizações portuguesas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

3 × two =