O criador de conteúdos e influencer tecnológico Nuno Agonia defendeu que Portugal tem talento para se afirmar como referência no setor do Gaming, sublinhando que “falta muitas vezes o palco certo para esse talento se mostrar”. As declarações foram feitas durante a apresentação oficial do xBOOST, programa promovido pelo PACT – Parque Alentejo de Ciência e Tecnologia, no âmbito do consórcio eGames Lab e financiado pelo PRR.
Durante a sessão, Nuno Agonia destacou que “a indústria dos videojogos já ultrapassou a do cinema” e que está “diretamente ligada a tudo o que é avanço tecnológico”, realçando a importância de programas como o xBOOST, por “oferecerem visibilidade e ferramentas reais para transformar ideias em projetos com impacto”.
A sessão de abertura esteve a cargo de Soumodip Sarkar, Presidente Executivo do PACT, que considerou o programa “uma oportunidade única para dar resposta ao enorme potencial do setor dos videojogos em Portugal, especialmente no Alentejo”.
O xBOOST destina-se a apoiar estudantes, empreendedores e colaboradores de startups com menos de dois anos em projetos na área dos videojogos. O programa oferece mentoria especializada, workshops, acesso a recursos tecnológicos, espaços de trabalho e contacto com investidores, premiando o melhor projeto com uma viagem ao Silicon Valley.
Através da combinação entre conhecimento, criatividade e tecnologia, o xBOOST pretende posicionar o setor do Gaming como uma nova alavanca de desenvolvimento económico e tecnológico para Portugal.