A Trade Republic, considerada a maior plataforma de poupança da Europa, acaba de anunciar uma parceria com o MoneyLab, entidade de referência na educação financeira em Portugal. A colaboração visa impulsionar a literacia financeira nacional, com a criação de conteúdos educativos e ativação de campanhas digitais, newsletters e artigos especializados na plataforma MoneyLab. A Trade Republic será ainda co-parceira principal do próximo MoneyLab Summit.
Com esta iniciativa, a Trade Republic reforça o seu compromisso com a promoção de hábitos financeiros saudáveis. Os conteúdos resultantes da parceria abordarão temas como psicologia financeira, investimento de longo prazo, capitalização de juros, impacto da inflação e das comissões elevadas, bem como uma análise aprofundada de produtos como ações, ETFs, obrigações e fundos de poupança para a reforma.
A colaboração ganha ainda maior visibilidade no MoneyLab Summit, que se realiza a 24 de maio na MEO Arena, em Lisboa. Considerado o maior evento europeu dedicado à literacia financeira, o encontro contará com a participação de especialistas internacionais, incluindo Antón Díez Tubet, country manager da Trade Republic para Portugal e Espanha, que será um dos keynote speakers.
Com uma carreira iniciada em Wall Street, onde trabalhou durante sete anos na J.P. Morgan, Díez Tubet lidera desde 2021 a expansão ibérica da Trade Republic. “Pretendemos que Portugal atinja níveis de literacia financeira comparáveis aos dos restantes países europeus”, afirma o gestor. “Queremos contribuir ativamente para que cada vez mais portugueses se sintam capacitados para gerir, poupar e investir com confiança.”
A fundadora e CEO do MoneyLab, Bárbara Barroso, considera esta aliança uma convergência natural: “Perceber que a Trade Republic partilha da nossa visão sobre o poder transformador da educação financeira foi determinante para avançarmos com esta colaboração.”
Apesar do crescente interesse dos portugueses por soluções de poupança e investimento, os indicadores continuam a revelar debilidades. O Eurobarómetro da Comissão Europeia (2023) colocou Portugal na penúltima posição em literacia financeira entre os países da UE. Outros estudos, como o do Conselho Nacional dos Supervisores Financeiros e da OCDE/INFE, apontam para lacunas no conhecimento e na comparação de produtos financeiros.
Desde a sua entrada no mercado português em 2022, a Trade Republic tem registado um crescimento expressivo, multiplicando por dez a sua base de clientes no último ano. A plataforma disponibiliza uma conta com juro anual de 2,25% até 50 mil euros, pagamento mensal de juros e reinvestimento automático de 1% dos pagamentos com cartão nos planos de poupança.