Turismo sustentável em debate na Lisbon Tourism Summit

Foto de Lisbon Tourism Summit

O evento, totalmente dedicado à indústria do Turismo, irá juntar players nacionais e internacionais numa nova versão online. O programa conta com Leyla Acaroglu, uma das ambientalistas mais inovadoras do mundo e “Champion of the Earth” pelas Nações Unidas. Será o momento também para a apresentação das Startups que participarão no programa de inovação tecnológica The Journey.

Num momento em que o futuro do Turismo é chave para a recuperação económica do país, a edição 2020 do Lisbon Tourism Summit, evento organizado pela consultora colaborativa Beta-i e apoiado pelo Turismo de Portugal, reinventa-se para debater as grandes tendências que vão marcar os próximos anos e servir como ponto de ligação entre startups, investidores, empresários do setor e investigadores de referência nacional e internacional. Num formato 100% online e gratuito, a cimeira tem nova data dia 30 de setembro com foco no Turismo Sustentável e em soluções para o pós-pandemia.

O Lisbon Tourism Summit é um evento de um dia, totalmente dedicado à inovação, desafios e desenvolvimentos da área, num formato informal e descontraído. “O que está atualmente a impactar a indústria do turismo e viagens?” será a pergunta de partida para estimular a discussão em torno de temas como sustentabilidade, recuperação no “novo normal”, economia circular e eficiência energética, mobilidade e experiência do viajante e transformação digital, big data e inteligência artificial.

De acordo com Pedro Rocha Vieira, cofundador e CEO da Beta-i, “esta cimeira é agora mais relevante do que nunca, face aos desafios que o setor enfrenta. Não só a pandemia Covid-19 tem impactado de uma forma sem precedentes, exigindo adaptação e inovação urgentes, como as alterações climáticas, das quais o turismo é vítima e contribuinte, têm alterado os hábitos dos consumidores. É assim essencial reunir empreendedores, empresários e investigadores no mesmo «lugar» para repensar o futuro, restaurar a confiança dos viajantes e contribuir para um modelo mais sustentável e circular.”

Segundo Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal, “o Lisbon Tourism Summit é uma iniciativa de enorme relevância para reforçar a aposta de Portugal na inovação e no digital em turismo e afirmar o país como referência internacional. Os tempos que atravessamos constituem uma oportunidade para construir um setor mais sustentável, ágil e resiliente. O conhecimento baseado em dados e projeções, o prolongamento do ciclo de vida dos materiais e produtos e a recuperação da segurança e confiança dos turistas são alguns dos principais desafios do setor que requerem a capacidade de inovar. É por isso fundamental continuar a aposta no empreendedorismo e na inovação como prioridade estratégica para encontrar as soluções do futuro do turismo.”

Sustentabilidade e Economia Circular

A sessão de abertura do Lisbon Tourism Summit será assegurada pela Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, sendo que o evento contará com a participação de vários oradores nacionais e internacionais, com destaque para a designer de sustentabilidade, socióloga e empresária, Leyla Acaroglu. Premiada como “Champion of the Earth” pelas Nações Unidas e autora de vários livros e TED Talks, Leyla explorará novas ideias sobre modelos de economia circular no setor do turismo.

A agenda inclui ainda nomes como Dirk Glaesser, Diretor de Desenvolvimento Sustentável da Organização Mundial do Turismo; Manuel Dias, diretor de vendas de tecnologia e embaixador de IA na Microsoft; Felipe Ávila da Costa, cofundador e CEO Infraspeak; Pedro São Simão, Membro da Direção da Associação e Coordenador do Pacto Português para os Plásticos; Tiago Araújo, cofundador e CEO da HiJiffy; e Pedro Teixeira, Diretor de Qualidade, Meio Ambiente e Segurança da Neya Hotels, entre outros, juntando empresas tradicionais e organizações e startups de forma a gerar um maior conhecimento mútuo e oportunidades de parceria.

Já na sua terceira edição, o Lisbon Tourism Summit é parte integrante da estratégia de inovação do turismo em Portugal, não só para gerir o crescimento desta indústria no país, como para apoiar o empreendedorismo e a inovação. Como tal, integrado no evento está também a fase final do The Journey, um programa de inovação aberta organizado pela Beta-i, que facilita a colaboração entre empresas líderes nesta indústria (como Grupo Barraqueiro, Hotéis Vila Galé, Parques de Sintra – Monte da Lua e Unicre) e startups tecnológicas de todo o mundo. Os projetos piloto criados por seis startups em conjunto com os parceiros do programa durante a fase final da última edição, que teve início em 2019, serão agora apresentados na cimeira, envolvendo três startups portuguesas, três de Espanha, Polónia e Bélgica e uma da Ásia.

Os participantes do evento têm ainda acesso a workshops dedicados a áreas como inovação empresarial, implementação de modelos de economia circular e data science relacionados e iniciativas para o envolvimento da comunidade.

Totalmente gratuito, apenas com necessidade de registo prévio, o evento é dirigido a profissionais, especialistas, empresários ou estudantes na área de viagens, hospitalidade, entretenimento, atividades de turismo de lazer e startups tecnológicas na área de viagens que procurem encontrar e cooperar com organizações líderes neste setor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

15 − four =