União Europeia Investe Mil Milhões de Euros em Projetos de I&D no Domínio da Defesa

Foto de FXQuadro em Freepik

A Comissão Europeia vai investir 1,1 mil milhões de euros para impulsionar projetos de Investigação e Desenvolvimento (I&D) no domínio da defesa na União Europeia (UE). Este financiamento reforça os investimentos já existentes na área de equipamento militar e visa garantir que a Europa permaneça na vanguarda da tecnologia e da inovação em matéria de defesa.

O quarto programa de trabalho anual do Fundo Europeu de Defesa (FED) destina-se a financiar projetos em áreas cruciais da defesa, como o combate a mísseis hipersónicos, o desenvolvimento de veículos não tripulados no ar e no solo, e a garantia de comunicações espaciais seguras. Além disso, prepara o terreno para o desenvolvimento de sistemas de defesa da próxima geração, como helicópteros e aeronaves de carga de médio porte.

“Atualmente são já investidos 2 mil milhões de euros na investigação e desenvolvimento relacionados com a defesa, na produção de munições e na aquisição comum. Estes são passos importantes para investir mais, melhor, em conjunto e a nível europeu. Mostram o potencial do Programa Europeu da Indústria de Defesa recentemente proposto e contribuem para os nossos esforços de apoio à Ucrânia. E a UE cumpre a sua promessa de reforçar a base tecnológica e industrial de defesa europeia”, explicou Margrethe Vestager, Vice-Presidente da UE para a área Digital.

Uma parte significativa deste financiamento, cerca de 225 milhões de euros, será destinada a apoiar empresas em fase inicial de inovação e defesa, através de medidas específicas no âmbito do Sistema de Inovação em Defesa da UE (EUDIS). As prioridades de financiamento são acordadas em comum com os Estados-Membros, tendo em consideração as tecnologias de defesa e as necessidades de capacidades, bem como as ameaças emergentes amplificadas pelo ambiente de segurança alterado.

O prazo para a apresentação de propostas é 5 de novembro de 2024, dando assim oportunidade para os interessados contribuírem para o avanço da capacidade de defesa da UE. Além disso, o programa FED oferece medidas de apoio para promover a inovação e a inclusão no domínio da defesa através do Esquema de Inovação na Defesa da UE (EUDIS), com financiamento para um Acelerador de Negócios EUDIS e oportunidades de matchmaking com investidores.

O Fundo Europeu de Defesa é o instrumento da Comissão para apoiar a I&D e a cooperação no domínio da defesa. O FED apoia projetos de defesa competitivos e colaborativos ao longo de todo o ciclo de investigação e desenvolvimento, centrando-se em projetos que conduzam a tecnologias e equipamentos de defesa de última geração e interoperáveis.

Com a adoção deste programa de trabalho anual para 2024, a Comissão comprometeu-se a investir mais de 4 mil milhões de euros em I&D colaborativa no domínio da defesa desde a entrada em vigor do Regulamento FED, em maio de 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

nine + 14 =