Unicórnios portugueses sobem no ranking da Forbes Cloud 100

Foto de Marta Branco em Pexels

A Talkdesk, startup “unicórnio” de origem portuguesa avançou nove posições em relação ao ano anterior no ranking das 100 maiores empresas privadas de Cloud do mundo. Também a OutSystems – outro unicórnio fundado por portugueses – progride na lista das mais relevantes empresas da “nuvem”, subindo para o 44.º lugar.

A Talkdesk, está entre os dez primeiros lugares no Forbes Cloud 100 2022. Esta é a quarta vez consecutiva que a empresa líder mundial em centros de contacto na nuvem foi reconhecida por este importante ranking. A Talkdesk subiu nove lugares acima da classificação de 2021, ocupando este ano a oitava posição e entrando pela primeira vez no disputado top 10 das maiores empresas de cloud do mundo.

Tiago Paiva fundador da Talkdesk

“Estamos muito honrados por sermos reconhecidos como parte deste prestigioso ranking”, diz Tiago Paiva, diretor executivo principal da Talkdesk. “Esta conquista celebra a inovação corajosa e a obsessão com o cliente que está no centro de tudo o que fazemos na nossa jornada para dar às empresas melhores formas de criar experiências mais personalizadas, produtivas e lucrativas para os clientes”.

A sétima edição do Forbes Cloud 100, lista anualmente as maiores organizações privadas do mundo, distinguindo as empresas na categoria mais proeminente do setor tecnológico, desde pequenas startups a gigantes apoiados por capital privado.

Da lista do Forbes Cloud 100 faz parte também a OutSystems outra empresa “unicórnio” portuguesa que ocupa o 44.º lugar. A empresa fundada em 2001 em Lisboa integra a lista pelo segundo ano consecutivo e para Paulo Rosado, fundador e CEO da OutSystems, esta distinção “é uma prova do valor excecional que os nossos clientes estão a obter ao utilizarem a OutSystems para potenciar a sua transformação na cloud”.

Paulo Rosado fundador da OutSystems

“Estamos incrivelmente orgulhosos do trabalho que a nossa equipa está a fazer para ajudar algumas das empresas mais inovadoras do mundo a criar software que soluciona os seus maiores desafios de negócios”, acrescenta.

A OutSystems é uma plataforma de desenvolvimento low-code para aplicativos que rodam na nuvem. A empresa, que tem mais de 1.500 profissionais, tem sede em Lisboa e centro de operações em Boston, nos Estados Unidos. Também a Talkdesk tem sede nos Estados Unidos, na cidade de São Francisco, mas mantém escritórios em Portugal onde emprega cerca de metade dos dois mil colaboradores da força de trabalho global.

A lista destaca as melhores e as mais promissoras empresas da Cloud

O ranking Cloud 100 analisa centenas de startups e empresas privadas na cloud, num processo de avaliação em quatro fatores: liderança de mercado; avaliação estimada; métricas operacionais; e pessoas e cultura. Para a liderança de mercado, a Cloud 100 conta com a ajuda de um painel de jurados composto por CEOs de empresas públicas de cloud que apoiam na avaliação e classificação dos seus pares de empresas privadas.

Publicado pela Forbes, em parceria com a Bessember Venture Partners e a Salesforce Ventures, os destaques da lista aparecem na edição de agosto/setembro de 2022 da revista norte-americana.

“Todos os homenageados atingiram o marco de avaliação de mil milhões de dólares”

“As empresas da lista Cloud 100 representam as melhores e mais brilhantes empresas privadas neste setor em rápido crescimento”, explica Alex Konrad, Editor Sénior na Forbes. “A cada ano, torna-se cada vez mais difícil elaborar esta lista – o que significa ainda mais empresas de elite para quem o faz. Parabéns a cada um dos homenageados na Cloud 100 de 2022.”

“Os mercados públicos podem estar em turbulência, mas as avaliações privadas da Cloud 100 continuam a subir. Todos os homenageados da lista Cloud 100 de 2022 atingiram novamente o marco de avaliação de mil milhões de dólares, e a avaliação média da Cloud 100 disparou para 7,4 mil milhões de dólares”, diz Mary D’Onofrio, partner da Bessemer Venture Partners.

“As grandes empresas nascem de todos os ambientes e é entusiasmante ver o impulso contínuo no setor da cloud”, afirma Alex Kayyal, Managing Partner da Salesforce Ventures. “As empresas desta lista passaram por um rigoroso processo de seleção e juntaram-se a uma estimada lista de alumni das empresas Cloud 100. À medida que a necessidade de transformação digital continua a impulsionar a inovação e a eficiência em todos os setores, podemos olhar para essas empresas como as melhores em cloud computing.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

one + eight =