Veronica Orvalho entre as 21 empreendedoras mais inspiradoras da Europa

Veronica Orvalho /Didimo

Veronica Orvalho está entre as finalistas do prémio europeu “EU Prize for Women Innovators 2021” que celebra as conquistas de mulheres que gerem as empresas mais inovadoras.

A líder da Didimo, está entre as 21 empreendedoras mais inovadoras da Europa. As finalistas do concurso lançado pelo Conselho Europeu de Inovação destacaram-se entre as mais de 260 candidatas.A iniciativa europeia tem como objetivo mostrar exemplos de líderes que sirvam de modelo a gerações mais novas de mulheres e as vencedoras serão conhecidas a 24 e 25 de novembro.

De raízes argentinas, Veronica Orvalho dedica-se ao estudo das “ciências das caras” há mais de 18 anos, tendo participado no desenvolvimento de videojogos, como o “The Simpsons Ride”. Professora na Universidade do Porto e atenta às oportunidades do mundo digital, a empreendedora não tem dúvidas de que o conhecimento deve ser partilhado e que a educação é a maior arma para combater a pobreza.

É por esse motivo que desenvolve a tecnologia, acreditando que os “didimos” – ou seja, os humanos digitais desenvolvidos pela Didimo – poderão contribuir para uma aproximação de culturas e conhecimentos e um maior desenvolvimento humano no mundo virtual.

“O futuro do trabalho é digital e é importante partilhar os melhores exemplos do que fazemos para inspirar as novas gerações a seguirem-nos e a ambicionarem fazer mais e melhor com as novas tecnologias”, afirma Veronica Orvalho. “Acredito que a educação de um jovem só fica completa com a complementaridade entre a vertente académica e a experiência profissional, e fico feliz por existirem iniciativas que demonstrem a importância de ir mais além e de inovar em tudo o que fazemos. Fazer parte desta lista é, mais do que tudo, uma motivação para continuar a crescer enquanto profissional e para inspirar outros a lutar por avanços que ajudem as pessoas. É uma honra partilhar isto com mais mulheres do setor tecnológico e penso que as jovens que sonhem em trabalhar nesta área vão olhar para estes exemplos como um impulso”, acrescenta.

Com 44 anos, a nomeada para o “EU Prize for Women Innovators” é licenciada em Engenharia de Software pela Universidade de Belgrano, mestre em Desenvolvimento de Videojogos pela Universitat Pompeu Fabra e completou, ainda, o doutoramento em Ciências da Computação na Universidade da Catalunha. Ao longo dos últimos anos, tem vindo a desenvolver a sua inovadora tecnologia para atingir um mundo digital cada vez mais humano, que permite criar avatars de qualquer pessoa, a partir de uma simples selfie.

Veronica Orvalho promove dentro da Didimo a partilha de conhecimento, através da iniciativa Paper Wings, cujo mote é “Aprender, Partilhar e Construir”, na qual financia, anualmente, bolsas de estudo a estudantes universitários e estágios de verão em startups em Portugal, acompanhados de mentoria pelos respetivos fundadores, criando um elo de ligação entre os universos académico e empresarial e proporcionando uma experiência de ensino mais prática e completa aos estudantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

16 + three =