Workplace Innovation – Uma prática de inovação organizacional

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Criar Alto Desempenho, Melhorar a Qualidade e Aumentar o Compromisso nas Empresas Europeias sãos as metas da EUWIN – European workplace innovation network, criadora do conceito de workplace innovation que em Portugal conta com a parceria da INOV.ORG.

Esta nova perspetiva de gestão organizacional está a ser introduzida na Europa e visa promover a gestão baseada nas equipas e nas lideranças partilhadas, “criando condições para colocar todo o potencial dos colaboradores na implementação da estratégia das organizações”.

Workplace Inovation ou “Inovação organizacional” significa, portanto a implementação de um novo método organizacional nas práticas comerciais da empresa, na organização do local de trabalho ou relações externas e não simples mudanças pontuais, ou sazonais que, ainda que possam apresentar produtos ou práticas significativamente aprimoradas, não são consideradas inovações, destaca o site da Workplace Innovation Europe, a empresa sem fins lucrativos que é uma das líderes do projeto.

Em Portugal, a INOV.ORG – Associação para a Inovação Organizacional, é a instituição sem fins lucrativos dedicada  à implementação e a divulgação destas práticas indutoras de inovação. A associação portuguesa integra também o steering committee da EUWIN, cujo secretariado se encontra assegurado pela Universidade de Leuven, na Bélgica.

Nesta perspetiva, a INOV.ORG vai organizar workshops nos próximos dias 4 e 5 de março, onde haverá oportunidade de partilhar a experiência de empresas europeias, como a Booth Welsh (Escócia) e a Danobat (País Basco), com a Inovação organizacional contada pelos próprios responsáveis.

O Ciclo de workshops insere-se na iniciativa Start Europe, em parceria com o jornal Empreendedor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

one × four =