YA Generation – Uma associação para empreendedores audazes

Estudantes do ISCTE apoiam empreendedorismo
Foto: YA Generation

A YA Generation é uma associação de jovens estudantes vocacionados para o empreendedorismo. Eles criaram o programa de pré-aceleração IDEA Accelerating que está já na sua terceira edição, abrindo portas para estudantes e jovens que queiram criar o seu próprio negócio ou a sua própria Startup.

Fundada em maio de 2015 por 5 alunos da licenciatura em Gestão da ISCTE Business School, a YA Generation (ou Young Audax Generation) é uma associação de estudantes orientada para os temas do empreendedorismo e inovação, com o propósito de inspirar, motivar e educar a próxima geração de empreendedores.

Desde o início, a YA Generation foi apoiada pela AUDAX, que é a entidade gestora do centro de empreendedorismo do ISCTE-IUL, o LABS Lisboa. Ao longo da sua história a associação tem promovido o empreendedorismo e a formação de empresas, através de programas de estágios e eventos que testam a criatividade dos estudantes.

“A YA Generation foi criada e é gerida exclusivamente por estudantes, sendo assim uma associação que trabalha de estudantes para estudantes, com uma aposta em mostrar o mundo do empreendedorismo como um possível futuro diferente daquele que nos é apresentado pelas universidades e até pelas famílias”, esclarecem os responsáveis da associação.

“Muitas ideias empreendedoras são pensadas durante o percurso universitário”

Entre as iniciativas mais significativas está a criação do IDEA Accelerating, o programa de pré-aceleração destinado a estudantes e jovens que queiram criar o seu próprio negócio. “Muitas destas ideias são pensadas durante o percurso universitário. Contudo, nesta fase, muitos dos estudantes estão perdidos e não têm as ferramentas necessárias para as fazer crescer” sublinham os responsáveis da YA Generation.

O programa IDEA Accelerating surge para apoiar esse momento inspirador, dando as ferramentas e conhecimentos necessários para criar uma ideia de sucesso. Com o apoio do AUDAX-ISCTE, o IDEA Accelerating pretende oferecer uma alternativa diferente de carreira, desenvolvendo as competências e ferramentas necessárias para que qualquer jovem consiga criar as suas próprias oportunidades.

“Com vários workshops, mentoria e momentos de pitch, pomos à prova os participantes ao mesmo tempo que lhes mostramos ferramentas em várias áreas: cliente, vendas, recrutamento, financiamento e a legalização, entre outros”, sublinham os organizadores.

Através de um conjunto de eliminatórias, com distintos momentos de avaliação, os candidatos estruturam os seus projetos para apresentar uma ideia de forma adequada. No final, a equipa vencedora terá acesso a um escritório e mentoria durante os seis primeiros meses de crescimento assim como apoio fiscal durante um ano, tudo gratuito.

“A principal diferença deste programa de pré-aceleração dos demais é o facto de ser criado e desenvolvido exclusivamente por estudantes universitários. O planeamento e execução do programa estão a cargo dos elementos da YA Generation, uma organização de estudantes ligada ao centro de empreendedorismo do ISCTE-IUL, a AUDAX”, destacam os organizadores.

“O IDEA Accelerating nasceu em 2016 sem nenhum financiamento, patrocinador ou apoio governamental, mas com muita vontade de ajudar jovens empreendedores a criar o seu próprio negócio”, sublinham.

Atualmente o programa de pré-aceleração está na sua 3ª edição e conta com 44 participantes de várias universidades. Entre os vencedores das edições anteriores estão a City Check (uma aplicação de jogos educativos) e a Behind The Smile (uma plataforma de voluntariado).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

4 + 18 =