Zoomguide a app para descobrir a História

Zoomguide a app para descobrir a História
Foto: Zoomguide

Zoomguide lança guia cultural baseado em inteligência artificial. A startup portuguesa criou um guia digital que, a partir de fotografias tiradas com o seu próprio telemóvel, lhe dá a conhecer as histórias por trás dos objetos e espaços culturais, históricos e turísticos que visita.

O lançamento acontece nesta terça-feira, no Museu Nacional de Arqueologia, no Mosteiro dos Jerónimos, e a aplicação ficará ativa para que os seus utilizadores possam descobrir as histórias por trás dos objetos da exposição permanente do museu sobre as Religiões da Lusitânia.

A plataforma digital, desenvolvida pela startup de Aveiro, permite que organizações como museus, monumentos, palácios e cidades, deem a conhecer aos seus visitantes e turistas as histórias que estes espaços têm por contar.

A Zoomguide nasceu em 2020 com o objetivo de tornar a descoberta da arte, cultura e história mais acessível, imersiva e capaz de cativar novos públicos. O projeto foi o vencedor do Tourism Explorers 2020 (o maior programa nacional de criação e aceleração de startups na área do turismo), e mais recentemente venceu o Aveiro Urban Challenges, na categoria de Guia Turístico Inclusivo. A startup é incubada na Universidade de Aveiro Incubator e na Startup Lisboa.

O conceito permite aos utilizadores da aplicação receber conteúdos multimédia variados (áudio, vídeo, texto, realidade aumentada, imagens e vídeo 360º, multi-idioma) a partir das fotografias tiradas pelo seu smartphone a pontos de interesse histórico ou turístico, referenciados pela plataforma.

As fotografias são analisadas, através de inteligência artificial, de forma a identificar o que representam e os conteúdos apropriados exibir para os vários pontos de interesse. Esta tecnologia dispensa qualquer tipo de identificador físico, como códigos QR ou códigos de barras, uma vez que a aplicação consegue reconhecer os próprios objetos e espaços através das suas características inerentes, contribuindo para transformar as visitas a espaços turísticos e culturais numa experiência verdadeiramente imersiva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

5 × 2 =