Miha Fabjan: Formando “Smart Ninjas” da programação

Entrevista com Miha Fabjan CEO da SmartNinja
Foto: SmartNinja

A SmartNinja é uma escola para o desenvolvimento de competências em Tecnologias de Informação, com a missão de ajudar pessoas a descobrir e desenvolver o seu talento e obter um emprego ou criar um negócio próprio. Apoiada pela Fábrica de Startups, a SmartNinja possibilita ainda a obtenção de estágios em empresas de TI, dando assim resposta à grande procura de programadores por parte das empresas.

Nesta entrevista falamos com Miha Fabjan o CEO da SmartNinja.

 

Quem é o Miha Fabjan, tanto a nível profissional como pessoal?

Eu sou o CEO e cofundador da SmartNinja, uma escola de programação. Tal como acontece quando se trabalha em qualquer outra empresa jovem, as minhas tarefas diárias variam desde a gestão até às vendas e marketing. Sou formado em Gestão e nos últimos 5 anos tenho estado envolvido no mundo das startups.

Pessoalmente, gosto de me ver com uma boa pessoa e positiva, que adora o que faz. Este ano decidi viajar e trabalhar – um termo moderno para isso, do inglês é “workation”. A equipa da SmartNinja é muito internacional, e está espalhada por toda a europa, por isso isto funciona muito bem para nós. Em Janeiro, durante os meses de Inverno da Europa central, mudei-me para Espanha. De momento, estou em Lisboa e em breve mudo-me para Berlim. Viajar e trabalhar em simultâneo tem sido uma experiência que mudou a minha vida. Cresce-se muito pessoalmente e é ótimo para criar uma rede de contactos de pessoas fantásticas que vamos conhecendo ao longo do percurso. Adoro isso.

De onde surgiu a ideia de criar a escola de programação SmartNinja. Qual foi a sua motivação? Quais os maiores desafios no início?

A ideia da SmartNinja foi desenvolvida através de um projeto à parte que fizemos em Novo Mesto, na Eslovénia, no Verão de 2014. Naquela altura muitas pessoas pediram ajuda ao Matej (cofundador) para aprender a programar. Foi por este motivo que decidimos realizar uma semana de codificação no verão, onde estiveram presentes pessoas de todo o país. Uns meses depois, eu e o Matej decidimos lançar a SmartNinja – uma empresa que promete ensinar as competências mais modernas e atuais de TI e que ajuda os participantes a conseguir um trabalho na área da tecnologia informática. A reação das empresas e estudantes foi fantástica. Tivemos mais de 300 estudantes no primeiro ano e contámos com o apoio de várias empresas de TI.

Porque é que escolheram o nome SmartNinja?

Chegámos a esse nome depois de uma sessão de brainstorming que durou 30 minutos. A ideia por detrás do nome é que os ninjas para além de muito habilidosos e conseguem lidar com qualquer situação. Para além disso, com os nossos cursos ficas mais smart (inteligente) em relação à programação, por isso inscreve-te nos nossos cursos e torna-te num “SmartNinja!

dentro de nós existem vários talentos escondidos, frequentemente negligenciados pelo sistema de educação tradicional

Qual é a missão da SmartNinja?

Acreditamos que dentro de nós existem vários talentos escondidos, frequentemente negligenciados pelo sistema de educação tradicional. A missão da SmartNinja é ajudar pessoas a descobrir e desenvolver os seus talentos no campo das tecnologias de informação. Estas competências podem ajudar-te a encontrar um posto de trabalho ou até mesmo criar um.

Quem são os estudantes SmartNinja? Qual a sua motivação para aprender a programar?

Nós temos disponíveis vários cursos. O nosso curso mais popular é o de Desenvolvimento Web 1 (Web Development 1) que tem a duração de 3 meses. É destinado a iniciantes totais que pretendem começar uma carreira em TI. Depois do curso, os melhores estudantes podem inscrever-se no curso de Web Development 2 e terminado esse, nós pomo-los diretamente em contato com empresas de TI, onde podem arranjar um estágio. Estamos a falar tipicamente de pessoas na casa dos 20 anos que nunca haviam estudado computação mas que mais tarde decidem tentar programação e TI.

Os cursos da SmartNinja também são adequados para pessoas que já têm um trabalho (não relacionado com programação) e apenas querem aprender novas competências ou adicionar competências de programação ao seu currículo. Normalmente, estes alunos são gestores de projetos, especialistas de marketing, RH, entre outros, que lidam muito com o departamento de TI. Também é muito comum designers gráficos frequentarem os nossos cursos.

O que é que eles vão aprender com a escola de programação SmartNinja?

O curso de Desenvolvimento Web 1 (Web Development 1) é a melhor forma para aprender o fundamental de programação. Aprende-se a construir uma aplicação da net de A-Z. Durante o curso os alunos vão construir mais de 20 projetos onde vão pôr as “mãos na massa”. Estes projetos podem depois ser incluídos nos seus CVs como prova das suas competências de programação.

Os cursos ocorrem durante a semana em horário pós-laboral ou aos fins-de-semana e são lecionados por instrutores jovens mas experientes – os tais ninjas da programação. O curso em si é intenso, mas com força de vontade é possível frequentar o curso, mesmo que tenhas um emprego a tempo inteiro ou que ainda estejas a estudar.

No mundo de hoje, os diplomas já não são suficientes, o que importa são as competências práticas.

Os estudantes SmartNinja conseguem arranjar trabalho na área da programação, depois do curso?

Na Eslovénia já muitas empresas de TI contrataram os nossos SmartNinjas. Estes SmartNinjas eram pessoas que não tinham nenhumas competências em programação antes de frequentarem os nossos cursos e agora começaram uma carreira em programação a tempo inteiro.

Uma das histórias mais inspiradoras é a de Iztok, de Celje. Antes de frequentar o nosso curso de Web Development, ele era um jogador de futebol profissional e jogava na Primeira Divisão, mas aos 23 anos, lesionou-se no joelho, o que lhe custou a carreira. Ele viu-se obrigado a pensar no que ia fazer seguir. Iztok inscreveu-se no nosso curso de Web Development 1 onde descobriu a sua paixão por programação e habilidade para resolver problemas. Depois do curso conseguiu o seu primeiro estágio e, mais tarde, um trabalho a tempo inteiro como “junior developer” numa empresa eslovena de TI.

Há muitas mais histórias de sucesso dos nossos alunos, maioritariamente de pessoas que não conseguiram arranjar um trabalho com a formação que tinham. Por isso, decidiram aprender uma nova skill, programação, uma competência que está a transformar cada aspeto da sociedade moderna. No mundo de hoje, os diplomas já não são suficientes, o que importa são as competências práticas.

Equipa SmartNinja
Foto: SmartNinja

Se comparar a escola de programação SmartNinja a outras parecidas, quais são as principais vantagens da SmartaNinja?

Nós tivemos mais de 2000 estudantes que já frequentaram os nossos cursos. Após cada curso, recolhemos feedback dos estudantes e instrutores. Este feedback ajuda-nos a atualizar os nossos currículos e melhorar a experiência dos nossos clientes. Assim, a principal vantagem nos nossos cursos é saber que vais frequentar o melhor curso do mercado, que sofreu múltiplas melhorias até agora. Temos os melhores instrutores que vêm diretamente da indústria. Têm a prática necessária e podem partilhá-la com os estudantes.

Ajudamos também, de forma ativa, os nossos estudantes a conseguir um estágio em programação. Organizamos eventos onde os estudantes se encontram com empresas de TI locais que estão a contratar. Temos ainda uma plataforma online onde os estudantes podem criar um perfil e entrar em contacto com empresas que estão à procura de programadores.

Como vê a SmartNinja no futuro? Estão a planear a expansão para outros países?

A SmartNinja percorreu um longo caminho desde que começámos em 2015. Agora temos uma forte equipa, parceiros, excelentes instrutores e os melhores cursos. O nosso plano é poder oferecer os nossos cursos ao máximo de pessoas possível. Em 2018 vamos abrir mais 10 escolas pela Europa. A SmartNinja vai tornar-se a maior escola de programação da Europa até ao final de 2018. O que acontece depois, vamos ver. 🙂

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

2 + one =