10 coisas que precisa de saber antes de empreender!

Poderia fornecer-lhe inúmeros motivos pelos quais deveria abandonar o seu emprego imediatamente e dedicar-se a uma vida de empreendedorismo mas gostava de lhe deixar algumas dicas que a experiência me revelou serem fundamentais para o sucesso nesta área.

1 – Prepare-se para trabalhar 24 horas por dia – Especialmente no início o seu negócio vai precisar de toda a atenção, desde o desenvolvimento do produto, a planificação dos suportes de comunicação, processo de RH e formação da equipa, tudo terá que ser analisado por si.

2 – Faça um plano de negócio – Muitas vezes sou abordada por empreendedores que me apresentam as suas ideias e no final perguntam – Parece-lhe viável? – Respondo sempre que quase todas as ideias são viáveis com um bom plano de negócios da mesma forma que quase todas as ideias estão condenadas ao fracasso sem um bom plano de negócios.

3 – Organize a sua mente – Com todas as solicitações que o empreendedor recebe ao longo do dia é importante que descubra de que forma consegue manter se concentrado e equilibrado – desporto e atividades ao ar livre são certamente opções a explorar.

4 – Conheça a concorrência – é fundamental que observe a concorrência, especialmente para detetar os erros e garantir que a sua empresa não os comete. Visitar sites e plataformas sociais da concorrência pode fornecer lhe dicas preciosas sobre como o mercado reage às diversas formas de comunicação e qual a que melhor se adapta à sua empresa.

5 – Números comandam um negócio – Se não sabe interpretá-los está a comandar o seu negócio às cegas. É importante que tenha metas bem claras, planear o crescimento, as vendas e os orçamentos das diversas áreas do seu negócio é uma prática fundamental. Sabe quanto precisa de vender por semana para a sua empresa ser viável? E por mês? Qual a implementação do seu produto/serviço no mercado? A sua equipa sabe quais os objetivos pelos quais estão a trabalhar? Respondendo a estas questões acredito que novos planos de ação poderão surgir e quem sabe impulsionar as suas vendas já este mês.

6 – Invista nas parcerias – ‘Na união está a força’, alie-se ao maior número de parceiros que lhe possam trazer retorno. Atualmente o sector de vendas conhece uma grande fase de competitividade e todos querem definir o seu espaço no mercado. Por isso, muitas empresas trabalham com várias técnicas para fidelizar clientes, comunicação de qualidade, ofertas e promoções, entre outras mais.Mesmo estando num mercado competitivo, vários empreendedores encontram nas parcerias uma forma de crescimento mútuo bastante eficaz para vender mais.

7 – Realização do negócio– Uma venda não é uma venda até o pagamento ter sido realizado.Muitas vezes na ânsia de realizar um negócio e apresentar resultados, o empreendedor inexperiente entrega o seu produto/serviço ao cliente sem nenhuma garantia de pagamento do mesmo, confiando apenas no que lhe foi dito. Já vi esta situação acontecer muitas vezes com empreendedores amigos que não possuem uma politica de pagamento firme. Lembre-se, proteja o seu produto e sempre que possível garanta que pelo menos parte do valor seja pago no momento da adjudicação do serviço e investigue sempre as informações de crédito dos seus clientes (existem várias empresas que fornecem esta informação com muito rigor) de forma a poder apresentar-lhes a melhor solução.

8 – Acredite no seu projeto – Lembre-se da frase de Henry Ford ‘Há mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam’. Este é um dos tópicos mais importante na vida profissional de um empreendedor. Acredite em mim, vão existir muitos momentos em que vai questionar as suas decisões, vai ter que lidar (normalmente) com uma quantidade incrível de rejeição, em alguns casos a sua família e amigos podem pensar que enlouqueceu, será admirado pela sua coragem por alguns e a concorrência vai se sentir certamente intimidada por essa sua paixão e dedicação à área.

O que recomendo que faça:

  • Seja otimista, afinal de contas esse é o seu sonho;
  • Foque se na sua equipa e em motiva-los, eles serão os embaixadores do seu sonho;
  • Assuma a responsabilidade;
  • Mantenha os seus níveis de energia altos;
  • Desenvolva a sua auto-confiança;
  • Persista – Sempre!

9 – Invista na sua formação e na formação da sua equipa – Este ponto fulcral garante lhe que estará sempre a par dos últimos avanços na sua área e assim o seu cliente terá acesso ao que de mais evoluído a industria tem para oferecer.

10 – O plano de vida pessoal vem sempre antes do plano de vida profissional – Esta é possivelmente a dica mais importante e que deve ter sempre em mente. Quando trabalhamos 24 horas por dia é normal que tudo gire à volta do nosso negócio e que queiramos estar sempre a trabalhar no seu aperfeiçoamento, quase que existe uma culpa associada aos momentos em que não estamos focados a desenvolver o nosso projeto.

Facilmente podemos ficar abstraídos das necessidades da nossa família e a média/longo prazo podemos acabar por perder momentos preciosos que jamais se repetirão, existem várias técnicas que produzem resultados fantásticos.

Pessoalmente defendo que a base para manter a harmonia social e profissional é a organização. Como empreendedor agora tem total liberdade para decidir o que quer fazer e quando, se planear a sua semana de trabalho poderá coordenar as suas reuniões com o horário do seu cônjuge, filhos, amigos e até voluntariado. Para o empreendedor qualquer horário é possível por isso aproveite e planeie momentos ao longo da semana para lhe permitir estar próximo dos que ama enquanto protege o seu negócio.

Bons negócios!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

17 − 4 =