5 Estratégias para Alcançar a Independência Financeira

Imagem de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay

Para assinalar o Dia Mundial da Poupança, que se celebra a 31 de outubro, a Goparity, plataforma portuguesa de finanças éticas, partilha cinco estratégias para aumentar a literacia financeira e trilhar o caminho rumo à independência económica.

O recente ranking do Banco Central Europeu revela que a literacia financeira dos portugueses está em último lugar entre os países da zona euro. Num esforço para inverter essa realidade, a Goparity, plataforma de investimento colaborativo, apresenta aos leitores do Empreendedor cinco estratégias fundamentais para atingir a independência financeira.

1 | Estabelecer Metas

A organização é crucial. Definir metas claras a curto, médio e longo prazo, alinhadas com a situação financeira atual e os objetivos desejados, proporciona um guia para decisões de investimento mais conscientes.

2 | Plano de Despesas

Registar e categorizar as despesas mensais ajuda a visualizar e identificar as áreas onde é possível poupar. Essa consciência financeira contribui para a redução de encargos mensais.

3 | Fundo de Emergência

Prever imprevistos é parte essencial do percurso para a independência financeira. Manter um fundo de emergência cobrindo três a seis meses de despesas recorrentes oferece segurança e mitigação de riscos.

4 | Investir no Longo Prazo

Deixar dinheiro parado perde valor ao longo do tempo. Explorar opções de investimento, como plataformas de investimento colaborativo, pode ser uma alternativa para fazer crescer as poupanças.

5 | Literacia Financeira

Informação é poder. Acesso a notícias, artigos e eventos sobre finanças pessoais, aliado a suporte de profissionais do setor, contribui para a aquisição de conhecimentos fundamentais. A filtragem de informações online e a preferência por conteúdo de criadores certificados na área são recomendações importantes.

A Goparity é uma startup portuguesa comprometida com a democratização do investimento ético. Tem por objetivo capacitar as pessoas para usarem o seu dinheiro de forma consciente. Em 2022, angariou mais de 10.4 milhões de euros de mais de 29 mil membros, impactando positivamente cerca de 200 mil pessoas e evitando a emissão de 23.8 mil toneladas de CO2.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

5 × 5 =